STF determina que Beach Clubs retirem as estruturas construídas após o ano de 2005
07/12/2021
Núcleo de defesa da inclusão (NIDI) inicia vistorias em terminais de ônibus da Capital para verificar acessibilidade no transporte coletivo
07/12/2021

Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos é liberada em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 07/12/2021)

A travessia de pedestres e ciclistas na Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, será liberada nesta terça-feira (7), às 9h30min. . A medida é importante pois é mais um acesso para quem faz a travessia sem usar o carro ou a moto, contribuindo assim com o meio ambiente e a mobilidade urbana.

Em 2014, a Justiça interditou a passarela para pedestres na Ponte Colombo Salles, por questões de segurança. Esta, agora, ficará restrita para a passagem de cabos e tubulação.

Em 2019, um parafuso se soltou das placas da Ponte Pedro Ivo e gerou uma grande discussão. No início de 2020, um laudo técnico chegou a recomendar a interdição das pontes por falta de segurança. E evidenciou a necessidade urgente da manutenção e reforma. O Ministério Público (MP-SC) chegou a cogitar a interdição.

Então, foi iniciada a reforma completa das duas pontes (Pedro Ivo e Colombo Salles). O investimento do governo do Estado foi de R$ 47 milhões nas duas estruturas, que recebem cerca de 100 mil veículos por dia. O trabalho emergencial estrutural nas pontes, nos pilares de sustentação, já foi realizado. Agora, os demais também passarão pela devida manutenção necessária.

Durante as obras, a travessia a pé ou de bike ilha/continente não ficou inviabilizada devido a já liberada Ponte Hercílio Luz.

Segundo estudo do esquecido Plamus, cerca de 20% dos deslocamentos na Grande Florianópolis são feitos a pé. Portanto, calçadas padronizadas e largas, acessos e segurança ajudam a saúde das pessoas e também a aliviar os congestionamentos. Quem sabe agora, com a “febre” de bike, mais pessoas sejam estimuladas a deixar o carro na garagem.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *