MPSC reforça o combate ao crime organizado na região metropolitana de Florianópolis
23/12/2021
Estrutura na praia dos Ingleses preocupa frequentadores
23/12/2021

Escombros das casas engolidas por areia em Florianópolis são deixados próximos às dunas

Material foi depositado atrás das dunas e ficará provisoriamente no local. Remoção deve ser concluída em janeiro, informa prefeitura – Foto: Ricardo Fernandes/Divulgação

A Defesa Civil de Florianópolis começou na última semana a remoção dos escombros de duas casas demolidas em agosto deste ano no bairro Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina. As residências foram interditadas após o avanço da areia das dunas.

A prefeitura optou por realizar o transporte do material pela praia, transferindo os entulhos provisoriamente para outra região, também próxima às dunas. Moradores temem prejuízo ao meio ambiente, o que é afastado pela prefeitura da Capital.

“Passava todo dia pelas dunas e via escavadeiras realizando o trabalho. Achei que levavam os entulhos pelo Santinho, deixando em outro lugar. Hoje (quarta-feira) vi os caminhões deixando o material atrás das dunas. Colocando cimento, pedra, madeira em área de recuperação ambiental”, denuncia o morador Ricardo Fernandes.

Segundo a prefeitura de Florianópolis, os entulhos não ficam definitivamente no local. A área atrás das dunas é utilizada como “ponto intermediário”: o material posteriormente é colocado em um caminhão e então retirado definitivamente.

A remoção dos escombros pela própria servidão Fermino Manoel Zeferino, onde estão as casas, foi descartada pela prefeitura. A passagem dos caminhões poderia trazer danos à igreja Nossa Senhora dos Navegantes. “Foi necessário remover pela praia, o que dificulta o processo e leva mais tempo”, informou a Defesa Civil.

Conclusão em janeiro
Os “restos” das casas devem ser completamente retirados até o fim de janeiro de 2022, prevê a prefeitura. A Floram (Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis) informou que “está acompanhando a ação e que a mesma não causa danos ambientais”.

Dentre as construções interditadas pelo município estão um restaurante, um chalé e uma casa. A “invasão” da areia comprometeu as estruturas e ocasionou risco de demolição. O cronograma de remoção foi acordado entre a Defesa Civil, secretaria municipal de Segurança Pública e a empresa contratada.

(ND, 22/12/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *