Marcada data de audiência pública sobre o Plano Diretor de Florianópolis
01/12/2021
Inscrições abertas para oficina do 19º festival internacional Dança em Trânsito em Florianópolis
02/12/2021

Artista catarinense foi eternizado na paisagem da cidade em mural assinado por Rodrigo Rizo, com assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Heyde. O mural “ Baile Místico de Meyer Filho” foi lançado em ato simbólico na terça-feira (07/12), no calçadão da rua Felipe Schmidt, nº 58.

Vídeo: Dual Filmes

O catarinense Ernesto Meyer Filho ganhou homenagem à altura de sua genialidade nas artes. Ele é o novo rosto a ilustrar a superfície de um prédio, em pleno centro de Florianópolis, a cidade que o acolheu aos três anos de idade quando a família mudou-se de Itajaí. Daqui Meyer, o embaixador de Marte autoproclamado e autor dos conhecidos galos, nunca deixou sua terra querida. Foi na calma capital que, no século XX, ele produziu seu amplo acervo de obras. Infelizmente um artista pouco compreendido pelos conterrâneos contemporâneos, que estava na vanguarda do movimento modernista no Brasil.

No ano em comemoração de seu centenário de vida, organizado e promovido pelo Instituto Meyer Filho e o Museu de Arte Moderna de Santa Catarina (MASC), a notícia foi confirmada. O Movimento Grande Baile Místico, formado para resgatar e valorizar a cultura do Desterro e  disseminar o folclore e mitologia da Ilha da Magia, escolheu Ernesto Meyer Filho para ocupar a empena do edifício Comasa, localizado na rua Felipe Schmidt. O mural chamado de “O Baile Místico de Meyer Filho” tem autoria do artista Rodrigo Rizo e foi inaugurado na  terça-feira, 07 de dezembro. 

“É muito gratificante ver a obra do meu avô sendo eternizada através de imagens que representam um pouco do mundo paralelo criado por ele. Agora o centro de Florianópolis está ainda mais colorido. Tive oportunidade de ter uma conexão desde pequeno com o velho Meyer, vivenciando suas obras, tintas, manias e todo seu amor à arte. Isso dá muito orgulho em ver a grandeza da sua obra, podendo agora ser apreciada por todos”, celebra Iael Meyer, neto de Ernesto Meyer. 

Ato simbólico

Segundo uma das produtoras do projeto, Bebel Orofino, a inauguração do painel foi um ato simbólico para reverenciar a obra e a contribuição do artista. A solenidade contou com depoimentos sobre a influência de Meyer no imaginário coletivo e na identidade da cidade, show de música e dança do Boi de Mamão. 

“Essa homenagem estava sendo gerida há bastante tempo. Cotado desde 2019 pelo grupo do Baile Místico do qual faço parte, com a pandemia, tivemos que transferir os planos e a ideia do mural encorpou. Recebemos alguns nãos no meio do caminho, até conseguir realizar o projeto. Está sendo um presente para a família, perpetuar a obra de Meyer em via pública. A cidade também ganha esse presente, e se consolida Florianópolis como uma galeria a céu aberto”, comemorou Sandra Meyer, filha do artista e presidente do Instituto Meyer Filho. 

O evento teve realização do Museu da Escola de Santa Catarina (MESC/UDESC), Associação FloripAmanhã e Instituto Meyer Filho. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura. 

Galeria de Fotos da inauguração do painel em evento simbólico

Por Nilva Damian e Sandra Puente/ Dois Clicks Fotografias

 

Galeria de Fotos da pintura do painel

Por Nilva Damian e Sandra Puente/ Dois Clicks Fotografias

 

CRÉDITOS – MURAL O BAILE MÍSTICO DE MEYER FILHO

REALIZAÇÃO

MUSEU DA ESCOLA CATARINENSE – MESC/UDESC

CENTRO DE ARTES – CEART/UDESC

FLORIPAMANHÃ

INSTITUTO MEYER FILHO

 

PATROCÍNIO

PRÊMIO ELISABETE ANDERLE DE ESTÍMULO À CULTURA – EDIÇÃO 2020

FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA – FCC

 

DOAÇÃO

ENGIE 

 

APOIO

COMISSÃO DE ARTE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS – COMAP

COLORMAR TINTAS

TINTAS CORAL – TUDO DE COR

STREET ART TOUR

ONDINA EDITORA

KOERICH.  Gente boa. Gente nossa.

 

APOIO CIDADÃO

SR SÉRGIO DOS REIS (Síndico Ed. Florêncio Costa)

SR IRINEU BERARDI MEIRELES

SR ÉDIO NUNES

DR LUIZ ALBERTO SILVEIRA

patrocínio, realização, apoio e doação - Painel Baile Místico de Meyer Filho

INICIATIVA – 2º Grande Baile Místico da Ilha de Santa Catarina

Conselho Curador: Sandra Makowiecky, Gelci José Coelho (Peninha), Sílvia Lenzi, Vera Collaço, Sandra Ramalho e Oliveira, Sandra Meyer Nunes, Zena Becker, Maria Isabel Orofino (Bebel), Roseli Pereira, Laudelino José Sardá, Roberto Costa.

 

Equipe Executiva:

Artista Mural: Rodrigo Rizo

Assistente: Tuane Ferreira

Produtor Mural: Victor Moraes

Técnico de Segurança do trabalho: Thomaz Júnior Ferreira

*****

Coordenação de Produção: Bebel Orofino e Sandra Meyer Nunes

Consultoria: Gelci José Coelho (Peninha)

Lançamento: Vera Collaço

Produção Executiva: Zena Becker

Logística: Roseli Pereira, Roberto Costa, Sandra Makowiecky, Sandra Ramalho e Oliveira e Sílvia Lenzi

Apoio logístico: Juciléia Borges e Clarissa Flôr

Assessoria de Imprensa: Laudelino Sardá, Rogério Mosimann e Lu Moraes

Design Gráfico: Marli Henicka

Contabilidade: Márcia Regina Teschner e Kalina Marinho da Costa

Fotografia: Nilva Damian e Sandra Puente/ Dois Clicks Fotografias e Luiza Filippo

 

Colaboradores (ordem alfabética): Adriana Aparecida de Brito, Alessandra Gutierrez, Andrea Rihl, Cassiano Reinaldin, Clarissa Flôr, Denise de Castro, Fernando Guedert, Flora Bazzo, Gelci José Coelho (Peninha), Irga Shas, Jackson Cardoso, Jone César de Araújo, José Rodolfo Kowalski, Kalina Marinho da Costa, Laudelino José Sardá, Leonardo Garofallis (Nado), Juciléia Borges, Lúcia Prazeres, Luiza Filippo, Márcia Regina Teschner, Maria Isabel Orofino (Bebel), Roberto Costa, Rodrigo Rosa, Roseli Pereira, Sandra Makowiecky, Sandra Meyer Nunes, Sílvia Lenzi, Sandra Ramalho e Oliveira, Valdemir Klamt, Valdir Agostinho, Vera Collaço, Zena Becker.

 

 

SERVIÇO

O que: Lançamento do Mural Baile Místico de Meyer Filho

Quando: 07 de dezembro

Horário: às 17h

Onde: No calçadão da Rua Felipe Schmidt, no 58 – Edifício Florêncio Costa (junto à Galeria Comasa) 

(Também publicado em DeOlhoNaIlhaRevista News)

(Atualizado em 09/12/2021)



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. […] “O Baile Místico de Meyer Filho” é um mural em homenagem ao artista catarinense. Na parede do edifício Comasa, estará exposta a figura do pintor e seus sonhos, os galos, casarios, quintais e bois de mamão. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *