Balneabilidade aponta que 79,2% dos pontos analisados estão próprios para banho em Santa Catarina
29/11/2021
Hotéis e eventos de SC vivem blackout de mão de obra
29/11/2021

Remoção de banco de areia na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, recebe críticas ambientais

A Floram (Fundação do Meio Ambiente) realizou entre o fim de outubro e início de novembro a remoção de um banco de areia que se formou na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, após o rompimento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em janeiro deste ano.

A interferência, realizada no trecho próximo a servidão Manoel Luiz Duarte, foi alvo de críticas por pesquisadores do laboratório Ecoando Sustentabilidade, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que monitora periodicamente a situação da laguna. Entre outras coisas, eles apontam risco na liberação de poluentes “presos” na areia.

Em nota publicada nesta quinta-feira (25), os pesquisadores pediram cautela na remoção dos sedimentos assentados no local assim como a preservação da nova vegetação que cresceu. Segundo o laboratório, é importante para a recuperação da lagoa. A alternativa seria tornar a paisagem afetada pelo desastre em um memorial.

(Confira a matéria completa em ND, 26/11/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *