O uso da máscara ao ar livre em Florianópolis está com os dias contados?
03/11/2021
Calçada da Avenida das Rendeiras tem piso tátil em área de risco; prefeitura promete proteção
03/11/2021

Presidente de Portugal recebe livro sobre ecossistema de inovação de Florianópolis

Presidente do Conselho da ACATE e do Sapiens Parque, Daniel Leipnitz e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (Foto: Divulgação)

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 02/11/2021)

Santa Catarina mais uma vez está presente em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit, que acontece anualmente em Lisboa, Portugal. Em missão liderada pelo StartupSC e o Sebrae Santa Catarina, um grupo de empreendedores e lideranças do setor de inovação catarinense está nesta semana na capital portuguesa para participar do Web Summit e de diversos eventos paralelos.

Nesta segunda, dia 1 de novembro, o grupo esteve em um encontro com lideranças portuguesas e com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Na oportunidade, o presidente do Conselho da ACATE e do Sapiens Parque, Daniel Leipnitz, entregou nas mãos da autoridade máxima portuguesa um exemplar do livro Ponte para a Inovação, organizado por ele e pelo jornalista e empreendedor Rodrigo Lóssio. A publicação destaca os vetores de desenvolvimento de um dos principais ecossistemas de inovação brasileiros, Florianópolis. “Uma pequena ilha do Sul do Brasil, colonizada por açorianos, tornou-se a Ilha do Silício, com mais de 4 mil empresas de tecnologia”, disse Leipnitz ao presidente português, que, de pronto, ao receber a obra, respondeu: “É o futuro”.

Sousa é um entusiasta da inovação e um dos líderes de um movimento que está tornando Lisboa e Portugal um hub de inovação para o mundo. Só o Web Summit movimenta, por edição, o equivalente a mais de R$ 2 bilhões na região.

O livro Ponte para a Inovação, em sua primeira edição, contou com 2800 exemplares impressos e acabou de ter sua reimpressão com mais 1200 unidades, que serão distribuídas em todas as regiões do país pelo Sebrae. Organizado por Lepinitz e Lóssio, a publicação conta com 32 capítulos com diversos autores convidados que protagonizaram ou participaram ativamente do desenvolvimento do ecossistema de Florianópolis, referência para o Brasil e para o mundo. Lançado em abril, em evento online, o livro teve uma prestigiada apresentação em setembro, na capital gaúcha Porto Alegre, em encontro no Instituto Caldeira.

Web Summit 2021

Este é o segundo ano que catarinenses “invadem” o Web Summit. Assim como neste ano, startups catarinenses expuseram suas inovações nos corredores do evento. Nesta edição, em 2021, que retoma o formato presencial, 14 startups ligadas ao programa Startup SC participam do evento: Auten Energy, Débito Direto, Equilibrium, Erah, Feedz, Hybri, IOpoint, Multipedido, OSuper, Payface, Quiron Digital, Totall Sistemas, Varejocloud e Yungas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *