Sebrae/SC lança projeto que vai fortalecer o ecossistema de inovação em Santa Catarina
05/11/2021
Florianópolis registra maior inflação mensal dos últimos 11 anos; confira os vilões
05/11/2021

Planeta.doc Festival abre sétima edição em formato online para escolas e universidades de todo o Brasil

Consolidado como um dos principais festivais do país com temática de natureza e sociedade, o Planeta.doc Film Festival inicia sua sétima edição nesta sexta-feira, 5 de novembro, para escolas de ensino médio e Universidades de todo o Brasil. Com uma seleção de 95 filmes nacionais e estrangeiros, o festival recebeu neste ano a inscrição de mais de 1.300 filmes de todo o mundo. O evento pode ser acessado livremente de forma online pela plataforma www.planetdoc.org até o dia 31 de dezembro de 2021.

Destinado a escolas e universidades de todo o país, o Planeta.doc Festival  visa ampliar o debate socioambiental nos ambientes acadêmicos. O projeto é realizado em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Plataforma Atados de Voluntariado, com objetivo de promover a formação de uma rede de universidades que trabalhem a sensibilização sobre questões socioambientais através do poder do cinema.

A plataforma streaming Planet Doc facilita o acesso de  professores universitários ao acervo de filmes  de conteúdo socioambiental, estimulando o uso do material cinematográfico pelas instituições de ensino. A distribuição nacional dos filmes selecionados em curadoria trabalha  a formação de público dentro das universidades brasileiras, destacando os principais desafios socioambientais do Brasil e do mundo.

“Existe uma desvinculação entre as esferas da mídia, do conhecimento e da inovação e ação social, e o Festival pretende estabelecer uma ponte entre elas por meio do cinema. Mostrar a realidade permite criar debates, reflexões para promoção de inovações que ajudem a solucionar estes problemas. O cinema surge como um grande espelho da sociedade e acreditamos no seu poder de formação e transformação social”, destaca a diretora do evento, Mônica Linhares. Ao ter contato com a realidade mostrada pelos cineastas, professores e alunos podem promover a inovação para a solução destes problemas. Neste sentido, a plataforma busca conectar os estudantes a oportunidades de estágio em projetos de impacto socioambiental em geral,  grupos de pesquisa, além de Organizações Não Governamentais do Brasil, em parceria com a Plataforma Atados.(www.atados.org).

O Festival PLANETA.doc difunde anualmente filmes documentários e animações em temáticas de natureza, sociedade e ciência, com foco transversal em sustentabilidade. A ideia é que os professores possam se beneficiar do poder inspirador, educacional e motivacional dos filmes para comunicar conhecimento e experiência,  bem como para aumentar a conscientização sobre as realidades que vivemos em nosso planeta e sua interdependência. Pretende-se difundir temáticas relacionadas à preservação da vida, aos desafios da sustentabilidade e às soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural, propondo o uso pedagógico do conteúdo audiovisual,

“Queremos ajudar a pensar a sociedade atual de forma transdisciplinar para traçar linhas de reconexão que evidenciem a importância do papel do ser humano na condução do destino do planeta. Acreditamos que o cinema pode ajudar a criar esse debate e que os professores podem incorporar essa informação em suas aulas, promovendo uma cultura mais desafiadora nos ambientes de ensino para que se possa pensar a solução destes problemas”, destaca Mônica.

PLANETA NA ESCOLA

A partir de março de  2022 o  Planeta.doc Festival promoverá a exibição de filmes socioambientais em instituições de ensino fundamental e médio do Brasil, por meio da plataforma Planeta na Escola (www.planetanaescola.com), possibilitando aos estudantes o acesso à problemática mundial do meio ambiente. Os filmes apresentados nas escolas discutirão questões relacionadas à biodiversidade, água, mares, emissões de carbono, destinação do lixo, poluição,  economia, entre outros temas de relevância.

O objetivo é utilizar o cinema para transformar a educação brasileira, apoiando-se em uma metodologia de projetos. A plataforma Planeta na Escola promove uma rede de professores que podem compartilhar suas práticas pedagógicas e apoiar o uso do cinema na educação.

“Consideramos que a mídia pode inspirar a admiração e o cuidado por nosso planeta vivo e desencadear ações para restaurá-lo e protegê-lo por meio do cinema e do audiovisual. A mídia hoje aprofunda a compreensão do mundo ao nosso redor, inspira o compromisso de proteger e restaurar os sistemas naturais dos quais toda a vida depende e fortalece as mudanças que são necessárias”, finaliza a diretora do festival, Mônica Linhares.

(UFSC, 04/11/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *