Remoção de banco de areia na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, recebe críticas ambientais
29/11/2021
Ministério do Turismo lança websérie Rotas Criativas do Brasil
29/11/2021

Hotéis e eventos de SC vivem blackout de mão de obra

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 26/11/2021)

Os setores de hotelaria e eventos em Santa Catarina vivem um apagão de mão de obra. Falta gente para trabalhar. “É um blackout de mão de obra”, afirma Rui Eduardo Schurmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC). Ele explica que o setor precisa entender o que está ocorrendo. “Talvez as novas gerações não queiram esse tipo de trabalho em que a escala seja de seis dias para folgar um. É um público de baixa qualificação e formação profissional, muitas vezes”, explica.

Rui admite que os baixos salários também podem ser uma das causas. “Quem sabe teremos que melhorar a remuneração baseada em mais entrega”, afirma. Jane Balbinot, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC), também reclama da falta de trabalhadores. “Está muito difícil achar mão de obra. Muitas pessoas mudaram de ramo ou de cidade. Gente qualificada e não qualificada. Faltam garçons, operador de eventos, recepcionistas, cozinheiras e camareiras”.

Ouça a entrevista com Rui Eduardo Schurmann, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC):

Ouça a entrevista com Jane Balbinot, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC):

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *