Plano Diretor de Florianópolis: Câmara quer definir calendário para votação em 2022
05/11/2021
TUM Sound Festival terá shows de 16 bandas e artistas em Florianópolis
08/11/2021

Praça Olívio Amorim - Foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Uma programação especial no sábado 06 de novembro* — das 14h às 17h — quer reunir os moradores do Centro de Florianópolis na Praça Olívio Amorim, que fica na Avenida Hercílio Luz. A ideia é estimular o retorno do hábito que dá mais vida aos espaços públicos na Capital – especialmente as praças.

A ocupação da praça é livre e os moradores podem comparecer apenas para passar o tempo, ler ou passear com o pet ou, então, propor atividades de recreação e lazer, como atos de limpeza do ambiente, plantio de sementes, jogos de baralho e brincadeiras para crianças, por exemplo. Os comerciantes que trabalham ou possuem negócios nos arredores da praça também podem participar, comercializando comes, bebes e outros produtos, como uma espécie de feira. 

Salomão Mattos Sobrinho

Segundo o vice-presidente da Associação FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, boa parte da população perdeu o costume de frequentar praças, que se tornaram apenas um ponto de passagem e não um espaço que pode receber encontros e outras atividades.

“Eventos assim são importantes para chamar a atenção das pessoas a ambientes esquecidos ou que deixaram de fazer sentido na vida social. Manter esses espaços ocupados também colabora para torná-los espaços mais seguros para todos”, afirma.

A ideia é que este não seja um evento único ou isolado: espera-se que a população incorpore a proposta e as atividades voltem a acontecer todos os meses – e não só na Praça Olívio Amorim como também nos demais espaços da cidade. 

“Queremos que esse evento do dia 30 sirva como experiência e uma fonte de inspiração para que a ideia se espalhe por outras praças da cidade”, diz Salomão.

A sugestão de realizar um evento assim veio dos próprios moradores do Centro, feita em uma das reuniões do Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente, uma iniciativa da Associação FloripAmanhã. Para o comerciante Emerilson Gil Emerim, a atividade é uma forma de garantir uma ocupação segura das praças e a manutenção de toda a reforma que foi feita no local recentemente. “É uma maneira de exercemos a nossa cidadania, sem depender somente do poder público para manutenção dos espaços públicos”, salienta.

*Observação: inicialmente o evento havia sido programado para o sábado 30/10, mas por conta das condições climáticas foi adiado para 06/11.



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *