Novo episódio do tour virtual da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones destaca uso de energia limpa
05/10/2021
Florianópolis conta com mais de 4.000 empresas de tecnologia e é referência no segmento
05/10/2021

Como os dados podem otimizar a mobilidade urbana?

Uma cidade inteligente aposta em tecnologias capazes de monitorar e levantar uma série de dados que, ao serem analisados, podem gerar informações relevantes para o enfrentamento de desafios urbanos, com a melhor condução de políticas públicas e a disseminação do conhecimento para a população em geral.

Dentre os tantos desafios das metrópoles contemporâneas, a mobilidade é uma das principais pautas entre gestores, profissionais e pesquisadores. A mobilidade é relacionada à dinâmica urbana, aos trânsitos e rotinas do cotidiano, à qualidade do ar e meio ambiente e ao aproveitamento do uso do solo. Ainda assim, a maioria das cidades do mundo apresenta altos índices de congestionamento, poluição do ar e superlotação de transportes públicos.

Diante deste cenário e das possibilidades de um desenvolvimento urbano mais inteligente, muitas tecnologias vêm sendo utilizadas para a otimização do transporte e fluxo urbano. Nesse sentido, apresentam-se a seguir duas iniciativas que, através da coleta e oferta de dados, auxiliam a mobilidade nas cidades.

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 04/10/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *