Justiça sobe o tom e eleva multa em caso de erosão no Morro das Pedras, em Florianópolis
17/09/2021
Importância de analisar as áreas de risco é destaque na CPE da Reurb desta semana
17/09/2021

URA Beira-Mar: ação ambiental terá a participação de veleiros no final de semana

Foto: Escola Vamos Velejar Floripa

Foto: Acervo CASAN

Barcos a vela vão tomar conta da Beira-Mar Norte neste final de semana. A ação, uma iniciativa da Escola Vamos Velejar Floripa em parceria com a CASAN, será realizada no sábado (18) e domingo (19) das 7h às 17h, nas proximidades da Unidade de Recuperação Ambiental. A ação tem como objetivo a valorização da Beira-Mar e do trabalho promovido pela URA, além de dar visibilidade à vela.

Durante a ação, a escola vai disponibilizar quatro barcos para os alunos e um para os interessados em velejar. As aulas são gratuitas e os barcos terão um instrutor a bordo para orientação dos participantes.

Em terra, a CASAN promoverá uma ação ambiental, com a distribuição de mudas para a população e orientação sobre saneamento com as equipes dos programas Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari.

Desenvolvidos em uma pareceria entre a Companhia, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e as empresas TECcivil Construções e ECHOA Engenharia, os programas atuam com o objetivo regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental.

O projeto Vamos Velejar pela Ilha é realizado uma vez por mês pela Escola Vamos Velejar Floripa, com a proposta de levar os alunos para praticar o esporte em diversos pontos da Capital. “A ideia é possibilitar nossos alunos velejar em outros locais da Ilha, incentivando a prática e dando mais visibilidade ao esporte”, explica um dos representantes da escola, Samer Kayali. A ação já foi realizada em praias como Pântano do Sul, Sambaqui, Ribeirão da Ilha, Praia do Forte e Cachoeira do Bom Jesus.

URA Beira-Mar

A URA Beira-Mar foi implantada para tratar a água contaminada com esgoto irregular que chega à rede de drenagem, evitando que seja lançada ao mar. Para isso, foram instaladas válvulas nas saídas das redes de drenagem que levam à Unidade de Recuperação Ambiental (URA). Depois de passar pelo tratamento, a água limpa volta ao mar da Baía Norte.

Em dois anos e meio de operação, a URA já evitou que mais de 8 bilhões de litros de esgoto sem tratamento chegassem ao mar na Baía Norte, o equivalente a 3.299 piscinas olímpicas de esgoto não tratado.  A URA Beira-Mar também evitou que 766 toneladas de resíduos sólidos fossem jogadas no mar. Antes, esse material, correspondente a 109 caminhões lotados de lixo, era despejado diretamente nas águas da Baía Norte.

(Casan, 16/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *