Ação Lixo Zero de Jurerê Internacional acontece nesta sexta-feira (3)
02/09/2021
Guarda Municipal de Florianópolis inicia Operação Primavera
02/09/2021

SES Saco Grande: CASAN promove mapeamento socioambiental no Bairro Saco Grande

Foto: Acervo CASAN

A serviço da CASAN, agentes socioambientais visitarão o Bairro Saco Grande nesta quarta e na sexta-feira (1 e 3/09) para coletar informações sobre as condições ambientais e a realidade social e sanitária dos moradores da região que será beneficiada com a implantação de sistema de esgotamento sanitário. Os profissionais usam crachá identificando o trabalho para a Companhia e camiseta da construtora Itajui, que executa a obras do SES Saco Grande/João Paulo.

Por meio da aplicação de questionário será possível fazer o reconhecimento da área, atualmente sem infraestrutura de coleta e tratamento adequado, e comparar com os dados levantados após o sistema entrar em operação. A meta da Companhia é de que com a coleta e tratamento de esgoto sejam obtidas melhorias das condições ambientais dos córregos e rios que ainda recebem esgoto clandestino ligado às galerias de drenagem pública.

Devidamente identificados, os profissionais também prestarão informações sobre o andamento das obras e responderão as dúvidas da população a respeito do SES em implantação. Atualmente, as obras concentram-se na ETE Saco Grande/João Paulo que passa por ampliação da capacidade de vazão e modernização do tratamento. A ETE passará a operar em nível terciário, fazendo a remoção de nutrientes como fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica.

As ações de mapeamento estão programadas pelo plano de gestão ambiental do empreendimento e foram aprovadas junto ao IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina).

SES Saco Grande

O projeto vai permitir a implantação do sistema de esgotamento nos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, além do início de operação das redes de coleta já assentadas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

O SES Saco Grande é uma obra da CASAN e do Governo do Estado de Santa Catarina, com investimento de R$ 103,7 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(Casan, 01/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *