Arena de esportes da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, terá academia de 120 m²
08/09/2021
Floripa Se Liga na Rede foca ações em imóveis que não comunicaram regularização
08/09/2021

Regionalização dos serviços de resíduos sólidos será tema de seminário

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), sediará o Seminário Desafios para Regionalização e Sustentabilidade dos Serviços de Resíduos Sólidos no Estado de Santa Catarina. O evento ocorre na próxima quinta-feira, 09, e será aberto a todos os interessados, que poderão acompanhar a programação de maneira remota, embora tenha foco na participação de gestores municipais.

“Este encontro se torna fundamental para Santa Catarina no processo de implementar as medidas no novo Marco Legal do Saneamento que vão permitir avanços na qualidade e, também, em escala, fazendo que os serviços de manejo dos resíduos sólidos sejam mais um atrativo econômico para investidores e, consequentemente, alcance todas as regiões. Santa Catarina foi um dos primeiros estados a eliminar os lixões e queremos avançar em políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

O evento integra um ciclo de reuniões articuladas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) nos estados. De acordo com o secretário executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira, essa é uma oportunidade de os gestores municipais se atualizarem sobre ferramentas e políticas públicas na área. “Santa Catarina é um estado bem estruturado com relação à destinação dos resíduos sólidos e o seminário é mais uma ferramenta de aperfeiçoamento, com foco na sustentabilidade dos serviços em longo prazo”, explica.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Luciano Buligon, farão uma participação virtual na abertura do evento. Devido às restrições em virtude da pandemia, um número limitado de lideranças participará presencialmente, na sede da Secretaria de Estado da Defesa Civil, em Florianópolis. Entre eles o secretário Nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão, o presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Clenilton Carlos Pereira e o secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira.

Três palestras estão na programação do Seminário, que terá início às 9h e poderá ser acompanhado pelo canal da Defesa Civil de Santa Catarina no YouTube 

O evento é uma realização da SDE/Sema, do MDR, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Sólidos Especiais (Abrelpe) e Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb). Também apoiam o evento a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Palestras:
I – Instrumentos para apoiar o Desenvolvimento Sustentável do Setor de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos
Com Jamaci Avelino do Nascimento Júnior – Coordenador-Geral de Saneamento Integrado, Resíduos e Drenagem da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS/MDR)
II – Panorama da Gestão e Regionalização para prestação dos Serviços de Resíduos Sólidos no Estado de Santa Catarina
Com Frederico Gross – Gerente de Saneamento da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema)
III – Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil e a importância da implementação de cobrança
Com Carlos Silva Filho – Diretor Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e Presidente da ISWA (The International Solid Waste Association)

(Governo de Santa Catarina, 07/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *