Alunos da UFSC e comunidade do entorno cobram retorno das atividades presenciais na Universidade
06/09/2021
Vai começar o Surf Talentos Oceano 2021 na praia do Campeche
08/09/2021

Mobilização pelo bem comum

O movimento nacional Unidos pela Vacina, iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil que reúne mais de 3.000 pessoas em todo o país, mobiliza a sociedade no combate à pandemia para conseguir vacinar a população adulta até o final de setembro.

Durante esta semana, representantes catarinenses apresentaram um balanço parcial do auxílio a todos os 156 municípios do Estado que apresentaram demandas na pesquisa feita pelo movimento, que atua em rede, com um modelo para decidir e agir rapidamente.

No evento em Santa Catarina, organizado pelo Floripa Sustentável, foi anunciado que 68 cidades já receberam 206 mil itens para ajudar o sistema público de saúde a acelerar a vacinação contra a Covid-19. Todo esse material foi recebido como doação de governos e empresas privadas.

Até sexta-feira (3), Santa Catarina tinha vacinado 4.825.056 (66,53%) de moradores com a primeira dose. A segunda dose tinha sido aplicada em 2.290.696 (31,58%), de pessoas.

No total, foram aplicadas até agora 7.115.710 de doses de vacinas. O Estado agora entrou em nova fase da vacinação, com doses para adolescentes entre 12 e 17 anos, e aplicação da dose de reforço em idosos com 85 anos ou mais.

Quanto mais catarinenses se vacinarem, mais rápido vamos conseguir retomar a normalidade, a única forma de garantir a retomada econômica. O Brasil precisa urgentemente voltar a crescer, a gerar emprego e renda. A emergência exige ações organizadas.

É compreensível, portanto, a mobilização em torno do tema, que deve passar longe das disputas políticas e da polarização ideológica que só tem prejudicado o Brasil. A vacinação é uma pauta suprapartidária e que interessa a todos os segmentos.

O Unidos pela Vacina é mais um de tantos bons exemplos no país de como a sociedade civil mostra sua capacidade de reação. A mobilização pelo bem comum é uma das marcas registradas dos brasileiros. Não devemos desviar desse foco agora, pois é preciso ficar claro que a pandemia não acabou e que novas vacinações serão necessárias.

(Grupo ND, 04/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *