Veleiro da UFSC volta aos mares e busca apoio para implantar soluções ambientais em SC
10/09/2021
Em Santa Catarina, Governo Federal discute gestão de resíduos sólidos urbanos com representantes estaduais e municipais
10/09/2021

Metodologia do grupo VIA Estação Conhecimento guia o Living Lab Agroinovação SC

Os Living Labs (LL´s), ou laboratórios vivos, são ambientes que promovem a inovação aberta atuando principalmente na etapa de validação de soluções.

Dessa forma, foi pensando no desafio de encontrar uma solução sustentável para o reaproveitamento das 10 toneladas de resíduos orgânicos diárias das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) que surgiu o Living Lab Agroinovação SC.

O Living Lab Agroinovação SC
Com foco no desenvolvimento de um produto ou serviço maduro o suficiente para ser implantado e validado em um contexto real, a proposta do lab é que as empresas possam validar e melhorar as suas soluções diretamente com público alvo e em um ambiente real, garantindo mais precisão na sua implementação.

Assim, o Living Lab Agroinovação SC incentiva a inovação aberta através do uso de conhecimento externo ao setor de pesquisa e desenvolvimento interno das empresas, trazendo a percepção e ideias dos próprios usuários no desenvolvimento e validação da solução.

O Living Lab Agroinovação SC teve seu edital publicado em junho e está sendo operado na diretoria das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S.A. – CEASA/SC, Para a operação do Living Lab Agroinovação SC são considerados cinco processos de execução nos quais algumas práticas são previstas. Até o momento 4 processos foram concluídos, sendo eles:

Estruturação
Onde foram definidas as especificidades do processo de seleção, como critérios de inscrição, personalização do edital e outras ferramentas que são utilizadas durante a operação.

Seleção das empresas
Atividades que contemplam desde o recebimento das inscrições, envio de material aos avaliadores e divulgação das empresas aprovadas para continuarem no processo de seleção.

Entrevistas
Realização de entrevistas com todas as 5 empresas que foram aprovadas na etapa de seleção, afim de sanar todas as dúvidas restantes da banca avaliadora do projeto.

Aprovação e planejamento
Após a qualificação de 5 empresas depois da etapa de entrevista, elas foram orientadas para o preenchimento e verificação do planejamento (documento que especifica qualitativamente e quantitativamente o que será validado no Living Lab Agroinovação SC, além do cronograma de implantação).

“Ceasa inicia teste de soluções sustentáveis para tratar 10 toneladas diárias de resíduo orgânico”

As soluções já estão caminhando

Após a recepção da empresa (por meio de uma reunião de recepção chamada onboarding), foram definidos possíveis parceiros para a implantação e validação das soluções Atualmente o Living Lab está na sua fase de acompanhamento das soluções, feito por meio de reuniões periódicas e chamadas de check-ins, onde se diagnostica as dificuldades enfrentadas pelas empresas.

Quem está participando?

O Living Lab Agroinovação SC Ceasa tem todo o custo de implantação e manutenção das soluções durante o período de testes à cargo das empresas/instituições participantes.

Conheça os participantes:

Agroecológica que apresenta a tecnologia de bioconversão, ou seja, a utilização de matéria orgânica como fonte de energia através de processos que envolvem seres vivos. No processo de bioconversão a larva em desenvolvimento se alimenta de uma extensa quantidade de resíduo orgânico com altíssima taxa de eficiência, devido às suas características metabólicas, microbiológicas e enzimáticas, passando pelos processos de: Criação de adultas, colheita e eclosão de ovos, engorda de larvas (nesse momento o resíduo orgânico é 100% consumido), separação dos produtos (húmus e larvas) e comercialização dos produtos . O projeto foi desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina, representada pelo Professor Paul Richard Momsem Miller, do Centro de Ciências Agrárias / Fazenda Aterrada.

FastCompost que possui uma tecnologia exclusiva de compostagem acelerada de resíduos orgânicos de grandes geradores. Todo processo é realizado in loco, eliminando não só a necessidade da utilização de aterros sanitários, mas também, a logística para tal, fazendo com que milhares de toneladas de CO2 deixem de ser emitidas anualmente devido a sua solução.

KEMIA Tratamento de Efluentes, onde a inovação apresentada pela empresa consiste na sinergia entre um biodigestor de alta eficiência com um biofiltro acoplado para a remoção do gás sulfídrico, gerado como subproduto, para a geração de energia limpa e sustentável através de um biogás de elevada qualidade. Além disso, proporciona o reaproveitamento do material degradado após a geração do biogás para a fertirrigação.

Proactiva Meio Ambiente Brasil, fazendo parte do grupo Veolia, que hoje é líder mundial em gestão otimizada de recursos, o grupo busca apresentar o processo de compostagem com o intuito de diminuir o envio de resíduos para aterro sanitário, trazendo uma maior valorização dos resíduos, possibilitando a utilização do composto final junto à comunidade, mediante atendimento das condições ambientais legais e ainda assim, auxiliar o órgão a verificar a existência de novas alternativas no mercado antes da elaboração e efetivação de um termo de referência para posterior contratação do serviço.

GETECMA trabalha focada em soluções sustentáveis para uma ampla variedade de desafios técnicos, buscando oferecer aos nossos clientes, de forma individual e customizada, as ferramentas necessárias para a otimização de seu desempenho ambiental e para a garantia da conformidade legal de suas atividades. O processo utiliza pouca quantidade de energia externa para funcionar, em comparação à outros, pois boa parte da energia utilizada provém do próprio processo metabólico dos microrganismos decompositores, produção de compostos fertilizantes orgânicos, os quais não contaminam águas subterrâneas ou superficiais, ao contrário dos químicos.

Operação

O Living Lab Agroinovação SC opera com auxílio metodológico do grupo VIA Estação Conhecimento, que possui metodologia própria para implantação e operação de Living Labs.

O VIA Estação Conhecimento é chefiado pela Professora Clarissa Stefani Teixeira, sendo um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento que está atuando no fortalecimento de habitats de inovação em nível nacional e internacional, pautado por ações com foco em empreendedorismo e inovação. O Grupo é líder no Brasil no desenvolvimento de metodologias para a inovação, inovação aberta, desafios urbanos e na definição de gestão de habitats de inovação.

Clique aqui e conheça mais sobre living labs.

(VIA – Estação Conhecimento, 09/09/2021)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *