Cronograma de retomada de eventos em SC será montado nesta sexta
03/09/2021
Tecnologia que combate desmatamento e construções irregulares em Florianópolis vence prêmio nacional de Cidades Inteligentes
03/09/2021

Florianópolis, uma cidade inteligente

Florianópolis vem colhendo os frutos dos resultados da “indústria silenciosa e limpa” que é o mercado de TI (Tecnologia da Informação). Há cerca de 15 anos, a capital catarinense começava a se tornar a “Ilha do Silício”, como é reconhecida por ter um ecossistema tecnológico que dá origem a grandes empresas no setor.

Ontem, Florianópolis recebeu duas premiações: 2ª colocada no Ranking Connected Smart Cities e 1ª colocada na Região Sul, entre quase 700 cidades concorrentes. O 1º lugar geral ficou com São Paulo e o 3º com Curitiba.

Esse reconhecimento retrata o trabalho do setor público na área da inovação, com parcerias e benefícios oriundos da Lei Municipal de Inovação. Cidades inteligentes, do futuro, conectadas e sustentáveis passam por novas tecnologias de informação e pela sustentabilidade, com planejamento e gestão de políticas públicas.

Esses quesitos, que Florianópolis contempla, produzem uma cidade moderna, com valorização da qualidade de vida. Também contribuem com a movimentação da economia, pois a área tecnológica gera empregos e faz crescer o nível técnico da cidade.

Com cerca de 4.000 empresas de software, hardware e serviços de tecnologia, Florianópolis tem a maior densidade de startups por mil habitantes no país – são cinco empreendimentos do tipo para cada mil habitantes. Em Santa Catarina, as startups movimentam mais de R$ 15,8 bilhões, segundo dados da Acate Tech Report 2019 – pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Tecnologia.

Não há dúvida de que o uso da tecnologia é importante para a modernização dos sistemas urbanos. Ainda mais quando esses sistemas estão inseridos no desenvolvimento e na implantação de políticas públicas urbanas mais amplas.

A cidade é considerada inteligente na medida em que sociedade, instituições públicas e mercado sejam mais inteligentes ou mais eficientes. Portanto, quanto mais soluções criativas, mas inteligente a cidade se torna.

(GRUPO ND, 02/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *