Obras de revitalização da Ivo Silveira entram em nova fase
23/09/2021
Sou Bem Floripa: movimento está de volta inspirando reconexão com a cidade
23/09/2021

Como anda a mobilidade urbana de Florianópolis?

No ano passado, o VIA destacou alguns desafios e diretrizes da mobilidade urbana da cidade de Florianópolis, ressaltando a importância do debate ao redor do tema.

Se em 2019 a capital já demonstrava uma alta taxa de motorização, com 521 veículos para cada um mil habitantes, atualmente, os dados indicam um leve aumento da motorização na capital, com ao menos 693 veículos para cada mil habitantes [1].  Comparando com as outras cidades do Brasil, Florianópolis é a quarta cidade com maior taxa de motorização, atrás apenas de Goiânia (725 veículos/mil habitantes), Curitiba (777 veículos/mil habitantes) e Belo Horizonte (867 veículos/mil habitantes).

Segundo o DETRAN [2], em 2020 Florianópolis registrou ao menos 371.793 veículos em circulação, sendo 56,24% deles automóveis e 15,65% motocicletas. Esse número posiciona a cidade em segundo lugar com mais veículos em circulação de Santa Catarina, perdendo apenas de Joinville, com 436.593 veículos. Os dados, mais uma vez, demonstram o alto índice de motorização de Florianópolis, que excede o nível satisfatório e requer uma atenção especial [3].

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 22/09/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *