Cocreation Lab está com inscrições abertas para laboratório de ideação dentro do CTC-UFSC
11/08/2021
UFSC apoia processos de Indicações Geográficas de produtos agropecuários catarinenses
11/08/2021

Professora da UFSC destaca principais aspectos revelados em novo relatório internacional sobre mudanças climáticas

novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês: Intergovernmental Panel on Climate Change – acaba de ser divulgado, evidenciando a relação entre o aquecimento global e eventos catastróficos que têm se mostrado cada vez mais constantes: extremos de calor e de frio, queimadas devastadoras, longos e intensos períodos de seca, chuvas e enchentes torrenciais.

As mudanças climáticas estão entre os maiores problemas que enfrentamos na atualidade. Para solucioná-lo, são necessárias ações coordenadas entre países de todo o mundo. A compreensão de que ações locais podem gerar consequências – positivas ou negativas – em escala planetária, motivou a criação de uma organização científica de caráter intergovernamental.O IPCC foi fundado em 1988, a partir de uma iniciativa conjunta da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Seu objetivo é fornecer avaliações consistentes, baseada nas pesquisas científicas mais recentes, sobre as mudanças climáticas e seus desdobramentos. O órgão está estruturado em três grupos de trabalho distintos, responsáveis por publicar periodicamente relatórios científicos que fazem uma radiografia do presente e projetam cenários futuros. O relatório que acaba de ser lançado foi produzido pelo Grupo I. Os próximos relatórios, que vêm sendo elaborados pelos demais grupos, serão divulgados em 2022.

A professora e pesquisadora Regina R. Rodrigues, do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), relata, na entrevista a seguir, quais os aspectos mais relevantes e preocupantes apontados neste novo relatório. A docente tem como principal área de atuação o papel da circulação oceânica de larga escala no clima. É coordenadora da Subrede Desastres Naturais da Rede CLIMA e editora associada da revista do grupo Nature Communications Earth & Environmental. Rodrigues já foi editora revisora do IPCC-Special Report on Climate Change and Land (SRCCL) e atualmente está como pesquisadora visitante na Universidade de Oxford, na Inglaterra, atuando no departamento Atmospheric, Oceanic and Planetary Physics.

(Confira a matéria completa em UFSC, 10/08/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *