Ações de preservação do manancial: Lagoa do Peri
05/08/2021
Mona Lagoa do Peri entra para o Catálogo de Plantas das UCs do Brasil
05/08/2021

Pesca da Tainha! Pescador com mais idade ganha troféu Eveline Poncio

Eveline Poncio com Seu Aurino Sabino dos Santos, de 89 anos, foi o pescador mais experiente cadastrado na Safra de 2021(Foto: Cristiano Andujar/Divulgação)

Da Coluna de Léo Coelho (NSC, 05/08/2021)

A jornalista e apresentadora do Bom dia SC, Eveline Poncio, foi homenageada nesta tarde no gabinete do Prefeito Gean Loureiro. Com o encerramento da Safra da Tainha no último sábado, dia 31, a Superintendência Municipal da Pesca, Maricultura e Agricultura criou este ano um troféu para homenagear o 1° e o 2° colocado dos ranchos de pesca que tiverem os maiores lanços de Florianópolis. Para também valorizar aqueles que dão a notícia e valorizam a cultura local, o troféu em homenagem ao pescador com mais idade cadastrado na safra, Aurino Sabino dos Santos de 89 anos, foi batizado de Troféu Eveline Poncio.

A honraria é merecimento de uma profissional dedicada e humilde: “Ao longo da nossa profissão de jornalista, aprendemos muitas coisas, e vamos adicionando esses aprendizados à nossa caminhada. Já entrevistei muitas autoridades, pessoas altamente diplomadas e grandes empresários. Mas é com as pessoas simples, sentados numa cadeira de palha, numa conversa informal que sempre aprendi mais” confessa Eveline.

Foi desta forma que recém chegada à ilha a jornalista sentou ao lado do seu Getúlio Manoel Inácio, conhecido pescador do sul da ilha e pediu, com toda humildade que ele a ensinasse tudo o que ela precisava saber sobre a tradição da pesca da tainha, reconhecendo sem vergonha alguma a falta de conhecimento sobre a atividade. Com muita paciência, Seu Getúlio sentou ao seu lado e começou ali uma aula que banco de escola nenhum poderia proporcionar. Começou também, naquele exato momento, uma linda história de amor e respeito pela atividade da pesca artesanal e pelos pescadores da ilha.

Todos os anos Poncio vai aos ranchos de pesca acompanhar pescadores, suas histórias em reportagens que envolvem a safra da pesca da tainha. Este ano, depois de uma entrevista ao vivo na Rádio CBN e depois de fazer uma sugestão ao secretário de pesca de Florianópolis, Adriano Weickert, a jornalista da NSC teve a felicidade em entregar um troféu ao pescador mais antigo em atividade na Safra de 2021, “Essa foi minha sugestão, homenagear o pescador há mais tempo ainda em atividade, e que ajuda a manter e perpetuar a tradição da pesca na capital” celebra Eveline.

O homenageado foi o seu Aurino Sabino da Silveira, de 89 anos, que começou a pescar aos 15 anos, se especializou como vigia de rancho e nunca parou! Ele, aliás, faz parte justamente da equipe do rancho do seu Getúlio, que infelizmente nos deixou em 2018.

O troféu, para a surpresa da comunicadora, levou seu nome: Troféu Eveline Poncio. Emocionada, Poncio afirma que: “Representa de alguma forma todos os colegas de imprensa e todos os apaixonados pela ilha, os nascidos ou adotados, como é o meu caso. Vida longa à cultura, tradição e à pesca da Tainha”!

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *