Floripa Sustentável questiona por que a universidade ainda não retomou o ensino presencial em Santa Catarina
25/08/2021
Statkraft Brasil abre edital para selecionar projetos sociais
26/08/2021

Grupo de investidores anjo une ex-alunos da UFSC e empresários para apoiar novos negócios na universidade

Se a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é considerada o ponto de partida para o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia no estado, o curso de Engenharia Mecânica – até hoje considerado um dos melhores da América Latina – se destaca pelo grande número de egressos que hoje são profissionais, fundadores de grandes empresas e startups, além de investidores do setor de TI.

Este histórico torna o curso – e toda a universidade – em um celeiro de oportunidades e negócios inovadores, embora existam poucas referências de fundos de investimento ou de endownment (doações) no cenário acadêmico brasileiro. É o que dois grupos ligados à universidade querem mudar a partir da próxima terça (31), quando será formalizada uma parceria entre a Alumni EMC, associação de ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, e a recém-criada rede Catarina Alumni Angels, de investidores anjo formados em diversos cursos da instituição.

O objetivo é diminuir a defasagem de Santa Catarina em relação a outros estados que já fazem esse movimento para suas universidades. Os ecossistemas da Universidade de Stanford e da Universidade de Harvard, além da USP e FGV, no estado de São Paulo, já têm estas redes de investimento, com alumni apoiando novas empresas.

“O contato com este tipo de investidor não se resume apenas ao capital: ele também auxilia no desenvolvimento da ideia, produto ou serviço e no modelo de negócios, já que tem mais conhecimento do ecossistema”, diz Sergio Gargioni, ex-presidente da Fapesc e diretor executivo da Alumni EMC UFSC.

Na terça, a parceria será consolidada em uma live com o tema “Investidor anjo: o que é, para que serve e como se tornar um?” e participação de empreendedores e investidores de renome do ecossistema catarinense, como Iomani Engelmann, presidente da Acate e cofundador da Pixeon;  Eduardo Smith, investidor de startups e CEO da Softplan; Fabio Ferrari,  Diretor da Rede de Investidores Anjos RIA/SC (ACATE/Anjos do Brasil) e o investidor e empreendedor Alexandre Castro.

A inscrição para a live pode ser feita neste link: https://bit.ly/LiveInvestimentoAnjo.

A iniciativa se soma a outros projetos, como o Fundo Catarina, um endownment criado no final de 2020 por um grupo de voluntários, voltado para apoiar projetos dos cursos do Centro de Tecnologia e Computação da UFSC. Ainda modesto em termos de recursos – foi lançado com doações em torno de R$ 2 milhões – espera dobrar de tamanho nos próximos anos.

(SC Inova, 25.08.2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *