Safra da tainha: temporada chega ao fim com mais de 800 toneladas em SC
04/08/2021
Nem japonês entende os atrasos nas obras de saneamento em SC
04/08/2021

Exploração de petróleo em SC ameaça pesca da tainha; entenda

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 03/08/2021)

A deputada estadual Paulinha (sem partido) acredita que a exploração de petróleo na costa catarinense ameaça a tradicional pesca da tainha. “Há o risco de extinção de 100 espécies, como os peixes de passagem. Um deles é a tainha. Em cinco ou seis anos não teria mais a pesca da tainha”, afirma.

A parlamentar é a coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista de Santa Catarina e estará conduzindo a audiência pública desta quinta-feira (5) na Alesc para tratar do tema.

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) mantém o edital para a bacia de Pelotas para o mês de outubro. Com a exploração, 29 municípios litorâneos de Santa Catarina seriam atingidos.

O questionamento de Paulinha e de entidades ambientais e órgãos de controle é pelo fato de faltarem estudos técnicos.

“Estamos tratando de blocos exploratórios em áreas não conhecidas. É certo que as atividades sísmicas trazem um deságio ambiental”, diz a deputada.

Ouça a entrevista:

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *