Ruas Completas no Brasil: relatório reúne cidades que redesenharam vias com foco nas pessoas
10/08/2021
Novo polo de games de Florianópolis busca investidores
10/08/2021

Ciência para o desenvolvimento mais inteligente: Relatório de Ciência da UNESCO

Foi lançado em 1993 com o nome de Relatório de Ciência Mundial.  Atualmente é conhecido como: Relatório da Ciência da UNESCO.

Com o objetivo de monitorar a evolução do sistema de apoio à ciência, tecnologia e inovação no mundo, o relatório é para governos,  acadêmicos e outros grupos interessados.  Dessa forma, mostra como a governança científica está moldando as agendas de desenvolvimento dos países.

A edição de 2020 acompanha o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. E também,  a Quarta Revolução Industrial e o impacto da pandemia na pesquisa e inovação mundial.

Escrita por 70 autores de 52 países, essa edição explora como os países usam a ciência para concretizar um futuro digital e eco- inteligente.  Para tanto, conta com dados sobre: gastos, pessoal, publicações científicas e patentes.

Será  que usamos a ciência para um futuro melhor  ?

Essa foi a questão central da sétima edição com o título: “ A corrida contra o tempo para um desenvolvimento mais inteligente”.

Desse modo, o objetivo foi mostrar os esforços globais em busca de novos modelos para um futuro melhor. Tendo em vista a inovação, economia digital e energias renováveis.

Por um lado, o relógio está correndo para que os países atinjam suas metas sustentáveis até 2030. Por outro lado, os países sabem que sua competitividade econômica futura dependerá da rapidez de sua mudança para as sociedades digitais.

Um ponto de atenção, é que as pesquisas de sustentabilidade não são uma tendência predominante na publicação acadêmica global. Além disso, constatou-se um fraco desempenho em publicações cientificas sobre os ODSs.

(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 09/08/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *