Em obras, estrada do Sertão do Ribeirão está com acesso restrito em Florianópolis
26/08/2021
240 novas vagas rotativas de Zona Azul serão impactadas na semana que vem no Estreito
26/08/2021

Brasileiro ganha prêmio internacional por sistema que filtra microplásticos

Em março, publicamos uma matéria no CicloVivo sobre o estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, do Colégio São José, de Itajaí, em Santa Catarina. Com a orientação da professora Fernanda Poleza, ele criou um sistema de filtragem que se mostrou 100% eficiente para reter microplásticos na água. O sistema foi inclusive adotado por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável por 70% do abastecimento de Itajaí e Navegantes.

Cinco meses depois, recebemos a notícia de que Gabriel garantiu a primeira vitória brasileira por votação popular do Stockholm Junior Water Prize 2021. O Projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)”, desenvolvido por Gabriel com a orientação da professora Fernanda Poleza, recebeu mais de 26 mil votos.

“Essa vitória brasileira no Stockholm Junior Water Prize demonstra a resiliência da educação brasileira e principalmente o compromisso que nossos estudantes têm na construção de soluções ambientais com viés coletivo gerando impactos na sociedade”, ressalta Witan Silva, engenheiro ambiental e sanitarista e coordenador nacional do Programa de Jovens Profissionais do Saneamento.

(Confira a matéria completa em CicloVivo, 25/08/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *