SC-401 ganha novo centro para empresas de tecnologia em Florianópolis
23/08/2021
Aeroporto de Floripa ganha estação de carregamento de carro elétrico
23/08/2021

Bairro Estreito trabalha para ser polo de tecnologia em Florianópolis

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 21/08/2021)

O setor de tecnologia de Santa Catarina, que tem a “Ilha do Silício” como principal polo, vive fase de crescimento em todo o Estado. Essa expansão é também local e se irradia no outro lado da Baía Norte, em Florianópolis. É o caso do bairro Estreito, na área continental, que articula com entidades para se tornar um novo polo de tecnologia, chamado Estreitar. O primeiro empreendimento é o edifício Céu Empresarial, voltado a empresas de TI. Ele vai abrigar na parte superior o Floripa Square, painel de LED de 350 metros quadrados para exibir vídeos que podem ser vistos da Beira-Mar Norte e de outros pontos da cidade.

Um dos empreendedores à frente desse movimento é Marcus Rocha, que deixou há alguns meses o cargo de superintendente de Tecnologia da Prefeitura de Florianópolis para voltar ao setor privado como sócio da 2Grow Habitat de Inovação. A startup foi inaugurada na última semana no Céu Empresarial. Segundo Rocha, o nome Estreitar, em sintonia com o do bairro, visa conectar atores para promover uma renovação do Estreito, a exemplo do polo tecnológico de Barcelona, Espanha, instalado em região que tinha sediado antes fábricas.

– Em termos de ecossistema, faz sentido a gente construir um polo de tecnologia nessa região. A Acif (Associação Empresarial de Florianópolis) embarcou na ideia do Estreitar e aceitou liderar esse movimento de atração de mais investidores. A Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) também apoia. Precisamos ter alguns projetos âncoras, atrair mais investimentos e melhorar a infraestrutura do bairro, com mais serviços públicos, empresas de gastronomia e entretenimento – afirma Rocha.

A região continental de Florianópolis já sedia empresas de tecnologia consolidadas como a Dígitro, Visto, Teltech e Involves. Além disso, outros municípios da região, como São José, Palhoça e Biguaçu também estão atraindo mais empresas de software e hardware, com influência do polo da Capital. É principalmente em Palhoça que empresas da Ilha instalam fábricas para fazer equipamentos. Entre as que tomaram essa iniciativa estão a Audaces, Welle Laser e Wier.

Inspiração na Times Square

O projeto Floripa Square e o empreendimento Céu Empresarial são iniciativas da SPR Investimentos e Participações, empresa especializada em desenvolvimento de negócios, que tem à frente o empresário Valton Carlos Werner Junior. A SPR também é sócia da 2Grow, junto com Marcus Rocha, Gabriela Gretter e Elisa Fernandes.

Valton Junior informa que investiu R$ 12 milhões no projeto Floripa Square. Explica que o objetivo será projetar marcas de qualquer lugar do mundo e fazer lançamentos culturais numa integração com mídias sociais. Segundo ele, duas empresas já fazem games para serem exibidos no telão da Floripa Square, que terá um mirante na parte superior.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *