Nomes da cultura catarinense criam projeto para disponibilizar acervo online e gratuito
27/07/2021
IFSC abre inscrições para mais de 700 vagas de cursos
27/07/2021

Rompimento da barragem da Casan na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, completa 6 meses

O rompimento da estação de tratamento da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, completou 6 meses neste domingo (25). Os moradores e entidades voltadas para a preservação organizaram uma exposição com atividades para marcar a data.

A dona de casa Marli Lisboa lembrou que o desastre ambiental causou desespero na sua família: “O meu neto já começou a chorar desesperado, todo mundo desesperado. O carro indo embora. Meu genro achou que eu fosse sofrer do coração. Os vizinhos todos saindo com água pelo pescoço, em cima do telhado, desesperados também. Foi muito duro. A gente não tinha para onde correr”.

Apesar do trauma, os moradores da região se uniram para que o dia 25 de janeiro de 2021 não seja esquecido. Para marcar os seis meses do desastre, uma mostra artística foi organizada.

“O rompimento da barragem transformou completamente nossas vidas. Além de perdas materiais, os moradores tiveram muitas perdas da memória, perdas de objetos significativos, perdas de projetos de vida, de esperança. Então, a gente começou a trabalhar com essas memórias para justamente reestruturar, para a gente poder reinventar as nossas próprias existências”, contou a artista visual Andreia Vieira Zanella.

São pinturas, bordados, aquarelas, fotografias estampadas em tecidos e criações com o rescaldo formado por roupas e objetos que ficaram pelo caminho. As obras representam indignação, tristeza, mas também esperança. Os moradores e defensores do ecossistema local criaram uma luta, uma mobilização coletiva pela reparação das perdas materiais, ambientais e culturais da região.

(Confira a matéria completa em ND, 26/07/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *