UFSC participa de projeto para estudar efeitos de mudanças climáticas no microbioma do Oceano Atlântico
23/07/2021
Obras do sistema de esgoto dos Ingleses, em Florianópolis, serão retomadas
23/07/2021

Rio do Braz, em Canasvieiras, passa por limpeza mas água continua imprópria para banho

Trabalho de limpeza do Rio do Braz durou cerca de um mês – Foto: PMF/Divulgação

Dois meses atrás, quem olhava para o Rio do Braz, em Canasvieiras, parecia estar diante de um campo de futebol. O tapete verde formado pela proliferação de macrófitas (plantas que habitam as águas) é consequência da poluição do rio que fica em uma das praias mais famosas de Florianópolis. Nesta semana, a prefeitura da Capital concluiu os trabalhos de limpeza e a água voltou a brilhar sob o sol.

A remoção de 264 toneladas de vegetação do leito do Rio do Braz demorou um mês para ser concluída pela equipe de limpeza hidrográfica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que usou bateiras para descolar o tapete vegetal da margem e arrastar até o ponto onde pudesse ser retirado com máquinas escavadeiras.

Esse trabalho era necessário, porque a proliferação excessiva dessas plantas indica alta concentração de nutrientes (nitrogênio e fósforo) pela poluição da água e o tapete verde acaba “sufocando” o rio ao bloquear a luz do sol e sequestrar o oxigênio da água.

(Confira a matéria completa em ND, 22/07/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *