Constelação catarina: UFSC e Senai desenvolvem nanossatélites que vão impulsionar setor espacial
07/07/2021
Prefeitura alerta para necessidade de limpar caixas de gordura
07/07/2021

Pesquisadores da UFSC alertam sobre sistema de bombeamento provisório na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicaram na última segunda-feira, 5 de julho, uma nota técnica conjunta sobre a instalação do sistema de bombeamento emergencial de efluentes no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Em visita técnica no dia 26 de junho, os pesquisadores verificaram as intervenções provisórias e temporárias realizadas para evitar um novo rompimento, a exemplo do ocorrido no primeiro semestre.

A nota afirma que foram constatados diversos impactos sobre os ecossistemas presentes nas dunas da Joaquina, protegidos pelo Parque Natural Municipal da Lagoa da Conceição, e a instalação de dois tubos de grande calibre para o lançamento de efluentes a partir da Estação de Tratamento da Lagoa da Conceição (ver foto).

O Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, instituído pela Lei Municipal n° 10.388/2018, protege cerca de 700 hectares de ecossistemas naturais na costa leste da Ilha de Santa Catarina. Estão entre os objetivos desta unidade de conservação: a manutenção da diversidade biológica e das paisagens de beleza cênica, e a proteção de características relevantes de natureza geológica e geomorfológica.

Leia a íntegra da nota técnica

(UFSC, 06/07/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *