Prefeitura faz operação contra poluição sonora em Florianópolis
19/07/2021
Prefeitura abre estudos para privatizar 13 cemitérios públicos de Florianópolis
19/07/2021

Novo desmonte de rochas dá continuidade às obras na ETE João Paulo/ Saco Grande

Nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21, serão realizados novos procedimentos de desmonte de rochas para dar prosseguimento à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Saco Grande, localizada no Bairro João Paulo, em Florianópolis. As duas ações serão realizadas às 16h.

Para garantir a segurança da população, a Guarda Municipal interromperá o tráfego na Rodovia João Paulo, próximo à entrada da ETE, na altura do número 2848, durante a operação. Na primeira fase do procedimento, o trânsito foi interrompido por 30 minutos e pode ser desviado para a Rua Des. Alves Pedrosa e Rua Jorn. Alírio Bossle.

Em junho foi realizada a primeira etapa dos desmontes a fim de preparar o terreno para a fundação da nova estrutura. A operação do mês passado durou cerca de 20 minutos e ocorreu dentro da segurança planejada, gerando baixo ruído sonoro e nenhuma emissão de fumaça ou poeira. Apenas em uma das quatro detonações a vibração do solo foi perceptível.

O procedimento de desmonte tem sido realizado com a técnica indicada para áreas sensíveis e de alta urbanização, gerando baixo nível de vibração e baixa emissão de pó.

Autorizada pela Prefeitura Municipal e pelo Exército Brasileiro, a operação prevê também medidas de controle para garantir a segurança dos técnicos envolvidos e a mitigação de eventuais danos ambientais. Uma camada de solo de abafamento é utilizada para reduzir os ruídos ao máximo e impedir o lançamento de pedras. A área mais próxima da detonação será isolada.

Vistorias Cautelares

Vistorias cautelares dos imóveis localizados nas proximidades da ETE Saco Grande/João Paulo foram realizadas em maio. A vistoria cautelar é um procedimento de segurança necessário para resguardar o direito dos moradores. O perito emite um laudo sobre a situação do imóvel que pode ser usado como documento legal caso seja identificado algum dano material causado pelo empreendimento.

SES Saco Grande

A ampliação da ETE Saco Grande possibilitará a implantação do sistema de esgotamento nos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande e o início da operação das redes já assentadas em Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, beneficiando mais de 33 mil pessoas.

A ETE Saco Grande/ João Paulo terá um sistema de tratamento de esgoto em nível terciário, capaz de remover fósforo e nitrogênio do efluente final tratado.

O Sistema de Esgotamento – SES Saco Grande é uma obra da CASAN e do Governo do Estado de Santa Catarina que visa expandir o saneamento ambiental em todo o Estado.

O valor do investimento é de 103, 7 milhões de reais com recursos financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Até o momento, foram investidos pela companhia cerca de R$ 2,6 milhões.

(Casan, 19/07/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *