Comissão debate Edital de comércio ambulante na capital
23/07/2021
Parque Urbano e Marina Beira-Mar: empreendimento deve começar a ser construído em novembro de 2022
23/07/2021

Justiça mantém indígenas em terminal desativado de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 22/07/2021)

A 6ª Vara Federal de Florianópolis negou recurso da Prefeitura de Florianópolis e deu novo prazo de 10 dias para cumprimento da decisão judicial que determinou melhorias na estrutura do terminal desativado do Saco dos Limões com o objetivo de abrigar os indígenas.

No despacho desta quarta-feira (21), o juiz Marcelo Krás Borges aumentou de R$ 10 mil para R$ 100 mil a multa diária em caso de descumprimento.

Ele também lembrou acordo assumido pela administração municipal para construção de uma Casa de Passagem Indígena na Capital.

Krás Borges rejeitou o pedido feito pelo município para que os indígenas sejam retirados do Tisac e atendeu ao pleito da União “para ingresso no pólo ativo da ação, posto que é o uso de um terreno de sua propriedade que está em jogo”.

A Procuradoria-Geral do Município informou que vai apresentar, nos próximos dias, um recurso de agravo de instrumento no TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) para contestar a decisão.

“A procuradoria municipal recebe com estranheza a decisão que desconsiderou o acordo homologado e cumprido apenas pelo município, conforme comprovado nos autos”, disse o procurador-geral do município, Rafael Poletto.

Sobre a casa de passagem definitiva, a procuradoria afirma que indicou sete novos locais onde a construção seria permitida, “mas o Ministério Público Federal e a Funai não justificam a não aceitação da mudança do local”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *