Save the date – Programa Floripa Cidade Eficiente: ações e resultados – Estruturação de elementos de governança e políticas públicas em eficiência energética
21/06/2021
Câmara vota regime de urgência urgentíssima para projeto que amplia o número de famílias no Auxílio Municipal Emergencial
22/06/2021

Sesc e Associação dos Amigos do Parque da Luz lançam o Programa ECOAR com pautas sobre meio ambiente

O primeiro episódio vai ao ar no dia 24/06, às 20h, no canal do YouTube do Sesc-SC, com o tema “Cidades organismos vivos” e participação dos doutores Maurício Sedrez dos Reis (UFSC), Walter Steenbock (ICMBio) e Narbal Ataliba Marcellino (UFSC).

O Sesc Santa Catarina e a Associação dos Amigos do Parque da Luz, em Florianópolis, se unem para ampliar o espaço de discussão e reflexão sobre a cidade, os espaços verdes urbanos e sustentabilidade. Em parceria, as instituições lançam o Programa ECOAR, com episódios mensais na internet, conduzidos por convidados especialistas em temas relacionados ao meio ambiente.

A primeira edição vai ao ar na próxima quinta-feira, dia 24/06, às 20h, no canal do YouTube do Sesc-SC, com o tema “Cidades organismos vivos”, com a participação dos doutores Maurício Sedrez dos Reis (UFSC), Walter Steenbock (ICMBio) e Narbal Ataliba Marcellino (UFSC).

Para os realizadores, falar do meio ambiente se faz mais do que necessário nos dias de hoje. “Somos parte do meio onde estamos inseridos. Estar no campo, na floresta ou na cidade é fazer parte dos ciclos de vida que estão acontecendo o tempo todo. Estando no meio interferimos nele, nossas escolhas e ações refletem diretamente nas relações existentes entre todos que convivem neste grande ecossistema”.

O Programa ECOAR vai atuar como um meio de difusão de notícias, com o objetivo de fomentar o diálogo e cooperação entre primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, pautando-se fundamentalmente no eixo temático da Educação Ambiental, nos espaços verdes urbanos e no desafio do desenvolvimento sustentável. Nos próximos meses serão abordados os temas Arborização Urbana, Agricultura Urbana, Educação Ambiental, Compostagem, e Sustentabilidade Coorporativa.

+ Maurício Sedrez dos Reis:

Engenheiro Agrônomo (UFSC – 1983), Mestre em Fitotecnia (UFRGS – 1986), Doutor em Genética e Melhoramento (ESALQ/USP – 1996), Professor Titular no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Agronomia da UFSC (desde 1985), do Programas de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais UFSC (desde 1998) e do Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (desde 2016).

Formou 35 mestres e 23 doutores. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais da UFSC (desde 1985), atuando e desenvolvendo trabalhos com Genética de Populações, demografia, Biologia Reprodutiva, Etnobotânica, Domesticação, Conservação e Manejo de espécies florestais nativas, especialmente as produtoras de recursos florestais não madeireiros (125 artigos científicos publicados). Também atua como Facilitador de Jornadas de Autoconhecimento.

+ Walter Steenbock:

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1994), com mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001-2003) e doutorado em Ciências (área de concentração em Recursos Genéticos Vegetais), também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2009).

Como extensionista, atuou em diferentes projetos de assistência técnica em agroecologia, junto a agricultores familiares. Tem 15 anos de experiência como professor universitário, especialmente em disciplinas relacionadas à gestão ambiental. A partir de 2002, foi analista ambiental do IBAMA e, desde 2007, é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Neste período, foi gestor do Escritório Regional do IBAMA em Caçador/SC, gestor da Floresta Nacional de Caçador/SC, Gerente Executivo do IBAMA em Santa Catarina e gestor da Floresta Nacional do Açungui/PR. Desde 2013, é lotado no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio), em Itajaí/SC.

É instrutor de cursos na área de gestão socioambiental e de pesquisa e monitoramento participativo, instituídos no âmbito do ICMBio. Tem desenvolvido projetos de pesquisa e monitoramento participativo junto à comunidades de agricultores e de pescadores, com foco em sistemas agroflorestais, em manejo florestal sustentável, em recuperação de ecossistemas e em manejo de recursos pesqueiros.

+ Narbal Atabaliba Marcellino:

Professor Titular aposentado Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex. participante do Grupo de Pesquisa de Analise e projetos de Estruturas. Consultor para ensaios experimentais em estruturas e projetos de estruturas de concreto.

Pós Doutorado pela Universidade Federal de Alagoas. Doutorado em Engenharia de Estruturas, pela escola politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em estruturas pela escola de Engenharia de São Carlos e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi professor titular da UFSC de 1982 a 2017 – Estruturas de concreto para Arquitetura, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Sanitária. Estrutura e fundações para Engenharia Civil e Fundações. Também ministrou disciplinas de estudos avançados em estruturas de concreto e estruturas pré-fabricadas de concreto. Orientações de mestrado 4, conclusão de curso 25. Presidente da associação de moradores do Balneário Jurerê.

(SESC, 18/06/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *