IMA assina contrato com BNDES para concessão das Unidades de Conservação Estaduais
30/06/2021
Justiça proíbe pesca nas três pontes de acesso à Ilha de Santa Catarina
30/06/2021

Prefeitura deve solucionar risco às casas no Morro das Pedras até 5ª feira

A Prefeitura de Florianópolis tem até quinta-feira (1º) para concluir as obras de prevenção ao desabamento de casas no Morro das Pedras, no Sul da Ilha. O fim desse prazo atende à decisão liminar do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

O prazo da Justiça era de 10 dias úteis, mas a partir da intimação, o que aconteceu apenas no dia 17 de junho. A Prefeitura, no entanto, anunciou que vai recorrer.

A Procuradoria do Município é a favor de intervenções de menor impacto ambiental para preservar as residências, mas tem o entendimento de que essas intervenções não devem ser custeadas pelo poder público: “essa obrigação deve ser dos proprietários e baseadas nas análises técnicas feitas por órgãos ambientais”.

A Prefeitura informou, também, que segue fazendo outras ações necessárias e preparatórias, entre as quais, a limpeza da faixa de areia, o preparo da área e o estudo de novas estruturas que contenham o avanço do mar no Morro das Pedras.

A assessoria do TRF-4 informou que a decisão de Favreto segue valendo, mesmo que a Prefeitura tenha a intenção de recorrer. Ou seja, o Município tem até 1º de julho para fazer a contenção, ou começa a pagar multa: “mesmo que o município entre com recurso, enquanto o desembargador não julgar, a decisão tem que ser cumprida.”

(Confira a matéria completa em ND, 30/06/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *