Fundação Franklin Cascaes lança site que reúne informações culturais de Florianópolis
08/06/2021
Livro traz história e memórias de mulheres que ajudaram a formar a comunidade do Morro da Caixa
08/06/2021

Parque da Luz recebe novas mudas de árvores do núcleo ACIF Mulher

Aconteceu na manhã do último sábado, 05/06, no Parque da Luz, Centro de Florianópolis, o evento de plantio de mudas de árvores organizado pela ACIF Mulher.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a ACIF marcou presença através de um evento com muita conscientização ambiental e ainda da conquista para o Núcleo ACIF Mulher do selo Carbon Free de contribuição com a melhoria do ambiente da cidade e a neutralização do carbono.

Organizado pelo Núcleo da ACIF Mulher, a ação para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa nasceu do desejo de comemorar os aniversários das integrantes do núcleo de uma maneira inteligente e que impacte no futuro de alguma forma.

Para a coordenadora geral do Núcleo ACIF Mulher, Solange Borguesan, saber que o Núcleo da ACIF teve as suas emissões de carbono compensadas e um Selo Carbon Free conquistado é motivo de muito orgulho.

“Esta ação foi uma forma de chamarmos a atenção para a importância da responsabilidade social e a sustentabilidade não apenas das empresas das Nucleadas da ACIF Mulher, mas de todas as empresas de Florianópolis. Além disso, saber que tem árvores plantadas por nós no Parque da Luz traz um sentimento de pertencimento”, afirma Solange.

O evento, que contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre nucleadas e parceiros, teve o apoio para a execução do plantio da empresa Carbon Free Floripa em parceria com a Arboran, e, ainda, contou com os pontos de coleta do Programa ReÓleo em parceira com a Preserve Ambiental e do Programa E-lixo em parceria com a weee.do.

Através da ação, foram plantadas 15 mudas de ipês-brancos, que receberão um acompanhamento pós-plantio pela Arboran, empresa que atua consistentemente para a manutenção e melhoria do Parque da Luz e irá monitorar  o crescimento e saúde das plantas pelos próximos 4 anos.

A ACIF Móvel também esteve presente durante a manhã, divulgando os programas ReÓleo e E-lixo, distribuindo, de brinde, sabões produzidos com óleo reciclado do Programa ReÓleo e orientando sobre coleta, destinação ambientalmente correta de óleo de cozinha saturado e materiais eletroeletrônicos e sobre os impactos destes resíduos quando descartados da maneira errada.

Com uma manhã marcada pelo sentimento de dever cumprido, o último sábado trouxe à luz, além de consciência ambiental, consciência pelo bem-estar coletivo e de que, juntos, é possível fazer muito através de pequenos gestos.

A nucleada da ACIF Mulher, Sarah Klokner, acredita que todo gesto coletivo é capaz de gerar mudanças pelo planeta e que o ato de plantar os ipês brancos ao redor do Totem da Paz, escultura simbólica construída no centro do Parque da Luz, foi um gesto emocionante.

“A simbologia deste local nos motivou ainda mais em cada etapa do plantio: abrir o “berçário” da árvore, tirar os entulhos que ali estavam (sim, este precioso lugar já foi utilizado para aterro), afofar e adubar a terra para que uma nova vida possa florescer e trazer mais equilíbrio e beleza para aquele espaço! Este gesto tão simples, que fez despertar tantas reflexões importantes ao final do nosso trabalho, só nos mostra que podemos e devemos ocupar o espaço de protagonistas da mudança que favoreça a todos os seres!” conta Sarah.

(ACIF, 07/06/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *