Incêndio destrói cinco lojas no Centro de Florianópolis
29/06/2021
Reforma da Previdência de SC: partidos sinalizam apoio e possíveis ajustes à proposta
29/06/2021

Memorando entre SC e EUA abre portas para mais negócios, com atenção à tecnologia

Da coluna de Estela Benetti (NSC Total, 29/06/2021)

O amplo memorando de entendimentos (MdE) assinado nesta segunda-feira pelo governador Carlos Moisés e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, abre oportunidades para uma série de negócios e parcerias do Estado com a maior economia do mundo. Uma das áreas que despertaram atenção de ambas as partes foi a de tecnologia, durante visita do diplomata à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Chapmann falou sobre possibilidades de mais investimentos de empresas dos EUA no polo de TI de SC com aportes de capital, joint ventures e também disse que os modelos de formação de trabalhadores de gigantes americanas podem ser referência para SC, que enfrenta falta de profissionais.

Segundo Todd Chapmann, esse memorando firmado com Santa Catarina é um esforço para aproximar mais o Estado com o governo americano. Será formado um grupo de trabalho para buscar acordos concretos em muitos temas, como economia, investimentos, comércio, segurança pública, educação, meio ambiente e direitos humanos. O acordo vai até 31 de dezembro de 2022 e, depois, poderá ser prorrogado.

De acordo com o governo de SC, secretarias farão estudos técnicos para cada tópico e, quando houver entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação para cada área. O governador Carlos Moisés recebeu o embaixador com honras militares e falou sobre o que destaca a economia de Santa Catarina. Chapman destacou a ele que a maior exportação da economia dos EUA é a propriedade intelectual, conhecimento e inovação. Conforme a secretária executiva de Articulação Internacional, Daniella Abreu, esse acordo foi negociado durante um ano e são grandes as expectativas para resultados.

Na Acate, ao ouvir o presidente da entidade, Iomani Engelmann, sobre as dificuldades em ter trabalhadores qualificados, o embaixador disse que o setor pode se aproximar de grandes empresas americanas de tecnologia que atuam no Brasil como a Microsoft, Cisco e Oracle. De acordo com Chapmann, elas desenvolvem programas de capacitação, a maioria gratuitos.

Engelmann falou do interesse em atrair investimentos americanos para empresas de tecnologia do Estado, principalmente por meio de fundos. O empresário disse que nos primeiros cinco meses deste ano o ecossistema de tecnologia de SC recebeu investimentos superiores a R$ 5 bilhões e a expectativa é de que seja superado R$ 1 bilhão este ano. Ainda na Acate Primavera, o embaixador visitou a sede da empresa Teltec Solutions, que é uma implantadora de tecnologias de grandes companhias americanas, com a Microsoft e a Cisco.

Acompanhado do cônsul geral para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Shane Christensen, o embaixador também visitou o Sapiens Parque, onde se reuniu com o presidente Daniel Leipnitz. A primeira agenda do diplomata em Santa Catarina foi um café da manhã com lideranças da Federação das Indústrias (Fiesc), Federação do Comércio (Fecomércio SC) e da Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc).

Santa Catarina importa mais produtos tecnológicos dos Estados Unidos. Nas exportações, os destaques são partes de motores, motores elétricos e produtos de madeira. Apesar de os EUA ser um grande produtor de proteína animal, SC também exporta carne suína ao país, por meio da Aurora Alimentos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *