Parque em Florianópolis é reaberto após interdição por envenenamento de cachorros
28/06/2021
Água nas dunas: Ministério Público pede perícia para averiguar danos ambientais
28/06/2021

Força-tarefa fiscaliza ligações de esgoto em seis bairros, com lacres no Norte da Ilha

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede

Força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan fiscalizou nesta semana, em blitz contra esgoto irregular, condomínios, comércios e casas em seis bairros da capital, com lacres efetuados em Ingleses e na Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha.

O grupo móvel formado por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo programa Floripa Se Liga Na Rede, executou quatro operações ao longo da semana, passando pelas seguintes localidades: Estreito, Costeira, Córrego Grande e Campeche.

Os casos mais graves, com lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial, foram flagrados nas ações de segunda-feira (21), na Vargem do Bom Jesus, e quinta-feira (24), em Ingleses. No primeiro bairro, o lacre foi efetuado em frente a um prédio de dez apartamentos na Rua Fabriciano Inácio Monteiro; no segundo, em terreno de várias casas localizado na Ser. Lindomar Álvaro da Silveira.

Ainda em Ingleses, na manhã de ontem, a Blitz Sanear fiscalizou mais três imóveis com irregularidades sanitárias – um deles, um condomínio na Est. Dário Manoel Cardoso, foi autuado pela Vigilância Sanitária (VISA) por extravasamento de fossa a céu aberto, com os efluentes atingindo a rede pluvial.

Outras operações – A força-tarefa foi a três bairros na manhã de terça-feira (22): Estreito, Costeira e Córrego Grande. Nesta operação, a Floram notificou uma oficina mecânica na Av. Jorge Lacerda, principal via da Costeira, e a VISA intimou um condomínio da Rua Sebastião Laurentino da Silva, no Córrego Grande, a esgotar a fossa do imóvel.

A ação de quarta-feira (23), no Campeche, investigou denúncias de lançamento irregular de esgoto em dois locais: em um imóvel em construção na Ser. Sinfronio José Silveira – ao qual a VISA exigiu a apresentação do projeto hidrossanitário em 24h – e em um conjunto de terrenos na Rod. Dr. Antonio Luiz Moura Gonzaga (SC-406).

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 130 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Campeche, Rio Tavares, Sambaqui, Ingleses e Vargem do Bom Jesus.

(PMF, 25/06/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *