Sistema de bombeamento evita contribuição de chuvas na Lagoa de Evapoinfiltração
21/06/2021
Justiça pede melhorias no abrigo indígena do Tisac em no máximo dez dias
21/06/2021

Blitz lacra ligações clandestinas e multa imóveis irregulares no Norte e no Sul da Ilha

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede

A Blitz Sanear, força-tarefa de fiscalização da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, lacrou ligações clandestinas e multou e autuou, nesta semana, imóveis com esgoto irregular em bairros do Norte e do Sul da Ilha.

Em operações realizadas entre segunda e quinta-feira, o grupo móvel formado por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo programa Floripa Se Liga Na Rede, investigou denúncias de esgoto nas seguintes localidades: Campeche, Rio Tavares, Sambaqui, Ingleses e Vargem do Bom Jesus.

Nos bairros do Sul da Ilha, a equipe lacrou uma tubulação conectada à rede inativa de esgoto na Tv. Iracema das Chagas Pires, no Rio Tavares. A Vigilância autuou, nesta operação de quarta-feira (16), um condomínio com extravasamento de fossa – visível, sem necessidade de testes – e notificou uma casa pela mesma irregularidade, solicitando a limpeza dos efluentes, ambos localizados na Servidão Jaborandi, no Campeche.

Neste bairro, a Floram ainda multou, por crime ambiental, uma casa na Servidão Macieira flagrada com esgoto de pias, tanque e máquina de lavar lançado diretamente na rede de drenagem pluvial.

Norte da Ilha – Nos outros dias, a Blitz Sanear fiscalizou imóveis no Norte da Ilha, começando por Sambaqui, na segunda-feira (14), onde a força-tarefa lacrou uma ligação clandestina, multou um condomínio e notificou mais dois imóveis na Serv. Leopoldo José da Luz. Uma casa já tida como irregular na Rua Gécio de Souza e Silva, com recorrente extravasamento de fossa a céu aberto, não resolveu o problema e será multada por crime ambiental pela Floram.

Completando a semana, a força-tarefa percorreu os bairros Vargem do Bom Jesus e Ingleses nas operações de terça (15) e quinta-feira (17). Dentre mais de uma dezena de imóveis fiscalizados, a equipe notificou três estabelecimentos comerciais na Servidão Domingos Monteiro da Silva, no primeiro bairro, e atendeu a uma denúncia de extravasamento de fossa na Estrada Dom João Becker, no segundo. Ao chegar ao local, um caminhão de sucção já havia finalizado os trabalhos de limpeza.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 130 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.

(PMF, 18/06/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *