Responsável por loteamento irregular instala outdoor alertando para a ilegalidade como parte de acordo com o MPSC para não ser processado
13/05/2021
Eduforadacaixa – Sebrae/SC e UFSC promovem Encontro Internacional que discute a importância da inovação na educação
13/05/2021

Mudança na Reserva do Arvoredo preocupa pesquisadores da UFSC

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 12/05/2021)

O projeto Ecoando Sustentabilidade, da UFSC, manifestou posição contrária à proposta de recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que está em tramitação no Congresso Nacional.

“Vale destacar que estudos robustos reforçam a importância das reservas biológicas, unidades conhecidas no mundo como no entry, em relação a parques e outras categorias que flexibilizam a visitação turística”, afirma o texto assinado pelos pesquisadores.

“Reduzir, comprometer ou fragilizar o atual esforço de preservação representaria perdas importantes, que podem levar espécies que já estão ameaçadas de extinção ao seu colapso, considerando que a ReBio do Arvoredo representa o seu único refúgio consagrado em toda a província temperada-quente”, registra o documento.

O parecer destaca ainda que “a alta biodiversidade presente nos ambientes marinhos e terrestres, sob proteção na reserva, promove a oportunidade de manutenção de habitats para abrigo, refúgio e reprodução de uma infinidade de espécies”.

A nota técnica pede que seja suspensa a tramitação do processo até que estudos possam “dirimir dúvidas e reduzir os riscos de eventual processo de recategorização” da reserva, que fica entre Bombinhas e Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *