Rede de Inovação Florianópolis trouxe novas oportunidades a empreendedores
21/05/2021
Lançamento da 2ª Feira Virtual do Mel SC
21/05/2021

Mapeamento socioambiental prepara bairro José Mendes para receber coleta e tratamento de esgoto

Foto: Acervo CASAN

Moradores do bairro José Mendes, que vai receber rede de coleta de esgoto a partir da ampliação da Estação de Tratamento Insular, começaram a receber a visita dos agentes socioambientais. A ação visa coletar dados a fim de caracterizar a área que receberá saneamento.

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário SES Insular levará infraestrutura de esgoto para os bairros José Mendes e Morro da Lagoa — que terão assentamento de rede coletora — e Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Pantanal e parte do Córrego Grande, que possuem rede instalada, porém ainda inoperante.

A obra possibilitará expandir o atendimento de 150 mil para 225 mil habitantes com o aumento na capacidade de depuração de esgoto de 296 L/s para 612 L/s.

Além da ampliação, a ETE passará por um processo de modernização do tratamento. O atual sistema de lodos ativados por aeração prolongada será substituído pelo MBBR/ Reator Biológico com Leito Móvel, que garante maior eficiência e possibilita a operação em nível Terciário, com remoção de nitrogênio e fósforo.

Além do mapeamento socioambiental, também serão realizadas atividades de controle ambiental para mitigar eventuais danos causados pela obra, conforme estabelece a licença ambiental emitida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC).

O investimento total da obra é de R$ 144,8 milhões, financiados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

(Casan, 20/05/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *