Nova etapa da restauração da passarela será feita no local
17/05/2021
Workshop internacional discute aquicultura marinha e destaca protagonismo catarinense no Brasil 
17/05/2021

Investimentos privados em praças e parques seguem em alta em SC

Revitalização da Praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, em Florianópolis, foi entregue quinta-feira para a comunidade (Foto: WKoerich, Divulgação)

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 15/05/2021)

A Praça Nossa Senhora de Fátima, a principal do Bairro Estreito, em Florianópolis, acaba de abrir ao público com novo paisagismo. O investimento foi da construtora WKoerich, que já renovou mais de 30 espaços públicos na Capital. E em Jaraguá do Sul, a prefeitura fez evento para agradecer doações privadas e da Justiça ao novo Parque da Inovação, que será inaugurado em breve. Joinville e Chapecó também estão entre as cidades com programas de adoção de praças e outros espaços públicos.

Santa Catarina é referência de estado com belas cidades. Isso resulta da cultura dos seus habitantes e projetos de prefeituras mas, cada vez mais, registra o avanço da participação privada na adoção e manutenção de espaços públicos em programas permanentes formalizados em leis com esse objetivo. Em Florianópolis a lei municipal para adoção de praças e outros espaços é de 1987, vai fazer 34 anos, e diversas empresas participam.

O empresário Walter Silva Koerich, o Waltinho, que lidera esses projetos na WKoerich, reconhece que o poder público tem muitas demandas, por isso é importante colaborar. Reforçando a pareceria com o poder público, o prefeito Gean Loureiro foi um dos poucos convidado para o restrito evento de inauguração da reforma da Praça Nossa Senhora de Fátima, quarta-feira. Também participaram o casal fundador da empresa Walter e Linda Koerich, com o filho Waltinho e a arquiteta Juliana Castro, responsável pelo projeto.

Entre os espaços já adotados pela WKoerich estão as praças Celso Ramos e Getúlio Vargas, mirante da Ponte Hercílio Luz e jardins da Escola Padre Achieta. A empresa varejista Koerich, da família de Antônio Koerich, também adota espaços públicos. Um deles é famosa Praça XV, no Centro da Capital.

Projeto parado à espera do Iphan

– Não revelamos valores investidos, mas a gente já ganhou muito com isso. A nossa maior moeda de troca é passar e ver as praças cheias. A gente ama Floripa e sabe que precisa continuar fazendo alguma coisa por ela para continuar vivendo bem. A beleza natural da cidade ajuda muito e, se cada um ajudar um pouquinho, tudo avança – explica Waltinho Koerich.

O empresário espera que seja destravado em breve o nó que impede de executar o projeto da Praça Forte São Luís, no terreno que era do Exército, em frente ao Beiramar Shopping, em Florianópolis. O projeto foi lançado em novembro de 2019, mas parou para investigação sobre eventual patrimônio subterrâneo do forte. Essa análise ficou a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SC) e ainda não teve um parecer final.

Entre os projetos em andamento em Florianópolis está a revitalização da Praça Santos Dumont, também conhecida como Praça da Trindade, que integra o conjunto arquitetônico histórico da Igrejinha da UFSC e da Igreja Matriz da Paróquia Santíssima Trindade. Quem adotou a praça foi a Dimas Construções e o projeto, assinado pelo escritório Desterro Arquitetos, será finalizado em novembro.

Segundo o diretor da empresa, Daniel Dimas, a revitalização de espaços públicos é uma prática da construtora em todos os empreendimentos que lança. Normalmente, praças e espaços públicos próximos são os contemplados.

(confira a reportagem completa clicando aqui)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *