Governo do Estado lança nova pesquisa sobre os impactos da Covid-19 no turismo
26/05/2021
Toda a Avenida Luiz Boiteux Piazza, no Norte da Ilha, ganha ciclovia
26/05/2021

Documento reúne ações ambientais em execução na Lagoa da Conceição

Foto: Acervo CASAN

Em Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina na noite desta segunda-feira, dia 24, a Diretoria e o corpo técnico da CASAN apresentaram a deputados, vereadores, líderes comunitários e o público assistente todo o conjunto de ações que a Companhia vem executando ou planejando para a Lagoa da Conceição desde o deslizamento dos taludes de areia da Lagoa de Evapoinfiltração, acidente ocorrido em 25 de janeiro.

Além de prestar contas sobre os 45 processos de ressarcimento já concluídos e enumerar novamente todas as medidas operacionais, assistenciais e sociais realizadas na Servidão Manoel Luiz Duarte, a empresa entregou um novo documento no qual resume todas as ações ambientais.

Editada em 20 páginas, a cartilha mostra as medidas adotadas desde o dia do acidente, o monitoramento das águas da região, as ações realizadas após a aprovação do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) validado em 8 de abril pela Floram, os projetos contratados e as tratativas com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado (UDESC) para adotar medidas de remediação.

O documento também detalha os resultados das análises realizadas pela Companhia em 35 pontos da Lagoa, com gráficos autoexplicativos, traz relatos e interpretações sobre as condições das águas e sedimentos, explica como estão sendo realizadas as limpezas na área afetada (pacote lamo-arenoso) e quais os reflexos dessas melhorias.

Inserido dentro do PRAD, o novo barramento da área foi apresentado na Audiência, bem como o estudo de modelagem hidrodinâmica de dispersão dos efluentes arrastados para a Lagoa da Conceição, produzido por professor do Laboratório de Hidráulica Marinha do Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental da UFSC.

O novo documento, denominado “Ações Ambientais de Recuperação”, está postado na capa do site da CASAN (www.casan.com.br), onde a empresa vem dando transparência a todas as informações relativas ao acidente, como Editais de Ressarcimento, materiais coletados, análises, vídeos, fotos, esclarecimentos e todos os demais dados de interesse da sociedade.

Clique na imagem abaixo para download do documento

(Casan, 25/05/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *