Prefeitura amplia área isolada por infestação de lagartas na Beira-mar Norte
28/04/2021
VIA lança ebook de Terminologias de Gestão do Conhecimento
28/04/2021

Prefeitura implanta coleta de volumosos por agendamento

foto/divulgação: Divulgação SMMA

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), implanta a coleta de resíduos volumosos por demanda em maio. O novo sistema de recolhimento será agendado ou por meio de pontos de entrega volantes, aos finais de semana, nas comunidades.

Antes da pandemia, explica o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini, o agendamento da coleta de móveis e eletrodomésticos era feito no Centro e bairros do continente. Nos demais, havia calendário anual de recolhimento domiciliar. Agora, a coleta por demanda será estendida a toda cidade.

Com o novo sistema, a coleta de volumosos que ocorria uma vez por ano, passa a ser mensal. “Antes o cidadão contava com a coleta gratuita na residência, apenas uma vez por ano, agora poderá dispor do serviço com maior frequência e conforme sua necessidade”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Agendamento

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 98482 8462 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança.  Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br.

Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza.

Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes.

A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

Uma vez por mês em vez de uma vez por ano

Para operar a nova logística, a Comcap mapeou a cidade em grandes áreas de modo a oferecer a possibilidade de coleta uma vez por mês em cada região. Residentes nos bairros a leste e oeste da cidade que demandarem o serviço serão agendados para a semana de 3 a 6 de maio. Moradores do Continente, de 10 a 13 de maio, Sul da Ilha de Santa Catarina, entre 17 e 20 de maio. Residentes no Norte da Ilha terão o serviço agendado entre 24 a 27 de maio. Aí segue o calendário em revezamento por região.

O agendamento para moradores do Centro da cidade será quinzenal, sempre às quartas-feiras à noite.

A coleta de volumosos na Costa da Lagoa será realizada na semana de 8 a 12 de novembro, por meio de caixas estacionárias.

Morador que dispuser os resíduos na rua sem agendar ou fora da agenda da SMMA será multado. Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. Também é proibido pelo Código de Posturas Municipal, Lei 1.224, de 1974.

No caso em que o usuário não puder esperar pela data agendada, deverá contratar e pagar pelo serviço.

PEVs volantes em áreas de interesse social

Em paralelo, a Comcap intensificou o serviço de pontos de entrega voluntária (PEVs) em áreas de interesse social. Todo final de semana, caixas estacionárias de cinco e 20 metros são dispostas em pontos centrais das comunidades para recolhimento de resíduos volumosos. Esse calendário de PEVs volantes é realizado em parceria com associações comunitárias.

A primeira rodada começou em 9 de abril, com a colocação de caixas estacionárias no Alto da Caieira, Angelo La Porta, Centro (esquina das ruas Djalma Moellman com São Joaquim), Morro da Caixa (Travessa Bela Vista), Ilha Continente, Vila Aparecida e Costeira (no campo de futebol e no colégio novo).

Coleta de Resíduos Volumosos em 2021

Resíduos mal destinados atraem vetores de doenças. Para promover a saúde pública e a boa vizinhança, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mantém serviço de recolhimento de resíduos volumosos por demanda, rede de Ecopontos e caixas estacionárias para entrega voluntária aos finais de semana em áreas de interesse social.

O destino de resíduos volumosos é de responsabilidade do gerador.

O que é resíduo volumoso:

– móveis

– eletrodomésticos

– restos de construção (pequenas quantidades e ensacados)

– latas e pneus

– madeiras (separar de outros materiais).

(Podas devem ser entregues para a coleta seletiva de verdes.)

COMO AGENDAR

Entre em contato com a Central de Atendimento da SMMA

segunda a sexta, das 8h às 17h

(WhatsApp) (48) 98482 8462 (só mensagens escritas e imagens)

(e-mail) volumosos.smma@pmf.sc.gov.br

Para agendar, são necessárias as seguintes informações:

Nome completo

Endereço com CEP

CPF

Telefone para contato

E-mail (opcional)

Descrição dos resíduos e quantidades a coletar.

– Os resíduos só poderão ser colocados na rua na data agendada.

– A quantidade permitida por residência é de um metro cúbico, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

A Comcap não poderá acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, os resíduos deverão estar acondicionados corretamente na calçada, separados por tipo de material, no dia e hora agendados.

Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável! Passível de pena de reclusão, de um a cinco anos, pela Lei Federal 9.605. Proibido em Florianópolis, segundo Código de Posturas Municipal, Lei 1.2224, de 1974.

Atenção

O contato para agendamento tem de ser feito até 10h da quinta-feira anterior à coleta ou ficará para o mês seguinte.

O agendamento será realizado e confirmado pelo mesmo canal do atendimento:

WhatsApp 48 98482 8462 (somente mensagens escritas e imagens) ou e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br

Quando solicitado por e-mail, favor mencionar o nome do BAIRRO no assunto da mensagem.

CLIQUE AQUI para acessar calendário da coleta domiciliar de volumosos por agendamento
 
CLIQUE AQUI para acessar calendário da instalação das caixas estacionárias em comunidades

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *