Aliança pela vida: iniciativa é prorrogada por mais 60 dias
28/04/2021
Instituto Padre Vilson Groh realiza série de lives que discutem desenvolvimentos sustentáveis
28/04/2021

Foto ilustrativa pixabay

Como movimento constituído por 44 entidades representativas da sociedade catarinense e com assento no Conselho Municipal de Educação, onde ocupa a vice-presidência, o Floripa Sustentável vem a público manifestar sua posição contrária à absurda greve dos professores municipais de Florianópolis, deflagrada há mais de 30 dias.

Enquanto a rede estadual, as escolas municipais em todo o Estado e também as particulares estão com aulas presenciais, por que Florianópolis deveria ser exceção? É um fato inadmissível, ainda mais que a Prefeitura Municipal disponibilizou os equipamentos para segurança dos servidores e alunos, seguindo todos os protocolos.

A situação só prejudica o desenvolvimento de milhares de crianças que desde o dia 17 de março do ano passado estão sem aulas presenciais. De acordo com o conceituado pediatra Cecim El Achkar, com quase 50 anos de carreira, as crianças sem as aulas presenciais sofrem alterações físicas, nutricionais, psicológicas e emocionais. E completa: “lugar de criança é na escola”.

A greve organizada pelo Sintrasem foi definida em uma assembleia com apenas 9,6% do quadro de professores, conforme publicou a imprensa. Sobretudo, a paralisação bloqueia o direito constitucional de acesso à educação, lesando a sociedade.

Questionamos: é legal uma greve decidida por uma minoria? É legal tantas crianças ficarem sem aula só em Florianópolis? Se creches e escolas estão equipadas para cumprir os protocolos, por que o ensino presencial não pode voltar? Quem vai arcar com os prejuízos para as crianças e suas famílias?

Entendemos a preocupação dos servidores da educação e, como demostram as diversas ações do Floripa Sustentável em campanhas educativas para prevenção e enfrentamento da Covid-19, de testagem e pela vacinação em massa, entre outras, somos totalmente favoráveis aos rigorosos cuidados com relação à doença. Contudo, não podemos aceitar a postura radical da greve, justamente por desconhecer que todos os cuidados estão sendo tomados em favor da saúde dos alunos e servidores.

Apelamos para que Justiça, Sindicato e sociedade se sensibilizem e olhem de fato para as nossas crianças, que precisam voltar às escolas com segurança. Confiamos na decisão sensata, sem paixões, baseada na lei, na ciência e no bom senso.

Movimento Floripa Sustentável
Formado por 44 entidades da sociedade civil catarinense

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Floripa Sustentável, 27/04/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *