SMDU fiscaliza e multa obras irregulares embargadas na Capital
26/04/2021
Floripa Sustentável alerta para situação dramática do setor cultural e debate propostas para encaminhar ao poder público
26/04/2021

Cidades e a Covid-19: Lançamento da coletânea de ensaios sobre cidades e a pandemia

Há pouco mais de um ano o mundo começou a enfrentar um desafio inédito que afeta diretamente os espaços urbanos e não tem um prazo certo de encerramento: a pandemia de COVID-19. Apesar de causar uma crise predominantemente sanitária, seus efeitos se estendem às mais diferentes áreas da vida humana, da economia às relações sociais e políticas.

As consequências desta pandemia podem ser percebidas com especial clareza, em todos os seus aspectos, quando observamos as transformações provocadas por ela nas cidades. Algumas delas, inclusive, tornaram-se emblemáticas deste período, seja pela extensão do impacto que sofreram ou pela forma como responderam à esta emergência, a exemplo de Wuhan, na China, e Bergamo, na Itália.

Características específicas de cada cidade, as quais poderiam ou não ter propiciado a disseminação do vírus, da faixa etária da população à forma de governança urbana, foram questionadas e analisadas. As medidas restritivas impostas à população, a intensificada necessidade de cuidados específicos de saúde, as profundas mudanças na mobilidade urbana, a acentuação da desigualdade econômica e o agravamento da crise de moradia em muitos locais, são alguns dos resultados que evidenciaram vulnerabilidades e provocaram a reflexão sobre a realidade de cada espaço urbano.

No livro As cidades e a COVID-19: necessidades, expectativas e tendências trazidas pela pandemia”organizado por Clarissa Stefani Teixeira e Ágatha Depiné, numa parceria entre o grupo VIA e o Movimento Traços Urbanos, ensaios de pesquisadores e fazedores que atuam em diferentes áreas do conhecimento por todo o Brasil, abordam os elementos que envolvem as cidades e o urbanismo em face da pandemia de coronavírus. Com análises, cases e previsões, os tópicos vão da arquitetura residencial à saúde mental da população urbana durante este período histórico.

Para o acesso e o download gratuito da obra acesse os “atalhos do conhecimento” do grupo de pesquisa.

(VIA – Estação Conhecimento, 23/04/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *