Serviço Aliança Pela Vida ajuda a desafogar hospitais da Grande Florianópolis
19/04/2021
Encontro de Sustentabilidade em Projeto confirma palestrantes internacionais
20/04/2021

A live “Conversas Culturais e Literárias” promoveu o lançamento do livro “Pedra de Toque”, de Lélia Pereira Nunes, que reúne uma série de textos refletindo sobre a memória açoriana. São crônicas, ensaios e críticas literárias da autora publicadas em jornais de Florianópolis, Açores e comunidades açorianas no Canadá e Estados Unidos.

Confira no vídeo abaixo como foi a live realizada em 20/04/2021

“São 31 artigos heterogêneos na forma e no conteúdo. Em comum temas sobre a nossa realidade cultural – o Sul do Brasil e os Açores. Em cada artigo, a insistência em dar a conhecer e fomentar a difusão da produção cultural e literária de Santa Catarina e dos Açores”, comenta Lélia. A publicação abrange textos de 2018 a 2020.

O encontro, com mediação de Moacir Pereira e Zena Becker, teve a participação de Osvaldo Cabral, jornalista, escritor e diretor do Diário dos Açores, e Péricles de Medeiros Prade, escritor membro da Academia Catarinense de Letras.

“31 é um número emblemático, simbólico. Há 31 anos atravessei o Atlântico pela primeira vez rumo aos Açores. São textos que interligam o nosso mundo, as Ilhas de cá e de lá. Entrecruzam sentimentos identitários mesmo passando 274 anos da grande epopeia açoriana e madeirense [rumo ao Sul do Brasil]. Aqui reunidos têm o saber da memória, o cheiro de maresia, o abraço do mar e a nossa história”, completa a autora, socióloga investigadora da cultura catarinense

Entre as histórias, um conto de Lélia sobre quando pediu “um durex” para colar uma caixa de sua bagagem, no hotel em que estava hospedada, na Ilha de Santa Maria, nos Açores. Desceu de roupão até a recepção e requisitou o que sempre pensou ser uma fita adesiva. Ao notar um certo desconforto dos presentes, se deu conta mais tarde que, para os portugueses, “durex” é um sinônimo de preservativo.

A chamada pedra de toque é usada para determinar a pureza de metais preciosos, como ouro e prata. Na literatura costuma-se usar como expressão equivalente a algo que determina a verdadeira natureza de algo ou alguém.

A live foi uma iniciativa do Movimento Floripa Sustentável em parceria com a Academia Catarinense de Letras.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *