Gean Loureiro assume presidência do consórcio para compra de vacinas
22/03/2021
Tribunal modifica decisão da 1ª instância sobre vazamento na Lagoa da Conceição
22/03/2021

Trato Pela Lagoa registra 91% de irregularidade na ligação de esgoto

Foto: Tito Pereira

Em seu primeiro mês de atuação, o Trato pela Lagoa da Conceição constatou que 91% dos imóveis vistoriados apresentaram alguma irregularidade nas ligações hidrossanitárias.

Divididas em seis equipes, as 278 vistorias realizadas em residências, comércios e condomínios na região da Avenida das Rendeiras mostraram que problemas relacionados à Caixa de Gordura (CG) representam a maior parte das irregularidades. Apenas 25 imóveis dos imóveis visitados encontravam-se totalmente regulares, dentro das normas ambientais adequadas.

Em 212 imóveis os técnicos constataram a total ausência da Caixa de Gordura, um dispositivo obrigatório e fundamental para evitar que a gordura sobrecarregue e obstrua as redes de coleta de esgoto, extravasando nas ruas e chegando à lagoa. Em 26 imóveis foram registradas a ausência de sifão.

O Trato também constatou neste primeiro mês de trabalho que 54 imóveis estavam apenas parcialmente ligados à rede coletora, sendo que 23 imóveis não estavam sequer ligados, jogando esgoto diretamente no meio ambiente. Dois imóveis, que lançavam seus esgotos diretamente na rede pluvial (instalada para receber apenas água da chuva) foram lacrados, pois estavam cometendo crime ambiental.

 Programa formatado no ano passado e lançado no início de fevereiro pela CASAN, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Vigilância Sanitária, o Trato tem o objetivo de mapear o tratamento e a disposição do esgoto produzido pelas comunidades de todo o entorno da Lagoa da Conceição, vistoriando todos os imóveis para avaliar eventuais problemas e orientar os proprietários.

 Ao fim de cada inspeção, a equipe do programa deixa um documento indicando o que precisa ser corrigido e o prazo para a regularização. “A taxa de irregularidades tende a diminuir com o tempo, à medida que a comunidade vai se conscientizando e se adequando às normas de conexão do esgoto”, explica o engenheiro Francisco Pimentel, gestor do programa.

As vistorias são agendadas. Mais de 700 comunicados – documento que solicita o agendamento da inspeção – foram distribuídos na região. Neste primeiro mês de atuação o Trato Pela Lagoa se concentrou na área da Avenida das Rendeiras, a principal do bairro. O programa prevê inspeções em toda a área central da Lagoa da Conceição, no Canto da Lagoa, no Porto da Lagoa e no Canto dos Araçás, tanto em regiões atendidas quanto não atendidas pela rede coletora de esgoto.

 A execução do programa é da empresa Tec Civil, vencedora de processo licitatório realizado em 2020. O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Rua Altenor Viêira, 132, que está aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3209-4929 (WhatsApp).

Resumo 1º Mês

278 vistorias

212 sem Caixa de Gordura

26 sem sifão

54 parcialmente ligados

23 não conectados na rede

02 lançavam esgoto na rede pluvial

25 imóveis adequados

(Casan, 19/03/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *