Prefeitura vai iniciar revitalização da Praça da Trindade
24/03/2021
Especialistas apontam problemas de mobilidade urbana em Florianópolis e sugerem soluções
24/03/2021

Nada como aproveitar o aniversário de Florianópolis para também celebrar a “vida” da arte local. E, assim, a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, entregou nesta terça-feira (23) a reforma da Praça Olívio Amorim, na Avenida Hercílio Luz, no Centro, com destaque para o restauro do piso em petit pavê com mosaicos do artista plástico Hiedy Assis Corrêa (o “Hassis”), os quais homenageiam a cultura da renda de bilro. Mais uma obra executada pelo Programa Praça Viva.

A restauração desse trabalho de Hassis exposto em espaço público de lazer de uma das áreas de preservação cultural da região foi aclamada pela Fundação Hassis, criada para preservar, estudar e difundir a vida e a obra do artista. ”A Praça Olívio Amorim conta um dos mosaicos em petit pavé (sic) mais lindos da ilha, foram cinco praças realizadas pelo artista. Hassis criou com as pedras portuguesas uma linda homenagem à cultura da Renda de Bilro, reproduzindo os pontos e os bilros, as rendeiras e sua almofada eternizada em mosaico. A restauração foi totalmente manual, o que traz de volta a característica artesanal das formas de Hassis. O artista desenhava os esboços, depois traçava com uma vara os desenhos na areia para serem moldados em preto e branco pelos calceteiros. Um Patrimônio, agora revitalizado que estava esquecido”, festeja o curador da obra de Hassis, Denilson Antonio. O trabalho teve a orientação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

Os mosaicos de 1966 podem ser encontrados no piso dos acessos internos e das calçadas da Praça Olívio Amorim, correspondendo à aproximadamente 1.150 metros quadrados de área, sendo que o lugar tem área total de 2.716,38 metros quadrados.

“A Praça Olívio Amorim, que fica em área com imóveis tombados como patrimônio histórico e artístico municipal, e ainda conta com obra de Hassis, agora revitalizada, é um belo refúgio para os moradores de Florianópolis”, ressalta o prefeito Gean Loureiro. “Tenho certeza que será mais um local para ponto de encontro do pessoal da cidade“, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

De acordo com o IPUF, Hassis também criou mosaicos em piso de petit pavê em outros pontos do Centro da Capital. Mais exatamente na Praça Pereira Oliveira (no mesmo ano que fez na Praça Olívio Amorim); na Praça XV de Novembro, no ano anterior, e, no Largo Benjamin Constant e na Praça Osvaldo Bulcão Viana, em 1967.

Já a Área de Preservação Cultural (APC), prevista no Plano Diretor da cidade, em questão, engloba os dois conjuntos de imóveis tombados em 1986 das ruas Hermann Blumenau e General Bittencourt, ali próximas. Sendo que uma APC tem por objetivo preservar, valorizar e promover os sítios de interesse histórico-cultural.

E, segundo a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o homenageado com o nome dado à praça, Olívio Amorim, natural de Biguaçu, foi vereador, deputado estadual Constituinte e prefeito de Florianópolis. Mas, curiosamente, o busto em bronze presta homenagem ao escritor e poeta Olavo Bilac. Furtado em novembro, o busto voltou ao lugar em que estava, após recuperação e restauração por artesão.

A obra da praça

A Praça Olívio Amorim, instituída por lei em 1937, teve seus acessos internos alargados, o que exigiu a redução de canteiros e a colocação de piso em pedra basalto retificado em seu entorno; a implantação de playground e pet place, bem como de equipamentos urbanos como bancos, mesas, lixeiras e bicicletário, e a substituição da academia de ginástica voltada à terceira idade. Na reforma, ainda optou-se pela preservação de duas Falsas seringueiras (“Ficus elástica”) de cerca de 15 metros de altura, cada, com ampliação de espaço para suas raízes.

Os serviços foram feitos pela Litoral Engenharia e Construções Eireli – EPP.

Mais Praça Viva

A entrega da revitalização de outros três espaços públicos também marcou o aniversário de Florianópolis em 2021. São eles, a Praça Caiçara, no Itacorubi, cujas melhorias levaram em conta projeto apresentado pela associação do bairro, tendo recebido nova iluminação da Cosip; a Praça Quero-Quero, na Daniela, e uma área de lazer e esportes no Rio Tavares (que foi executada em parceria com o adotante, o Supermercado Hiperbom Select).

Em geral, as praças passaram por recuperações e execuções de novos passeios (calçadas) e paisagismo; os parques infantis, por reformas e padronizações de cores, além de receberem cercas para maior segurança de seus usuários, e os campos de futebol e quadras poliesportivas, revitalizados com pintura, telas de proteção, traves e tabelas de basquete. No mais, foram feitas manutenções das academias de ginástica, bem como a instalação de outras dessas estruturas, e de novos equipamentos urbanos como bancos, mesas e lixeiras. E, ainda, limpeza e podas de árvores nas áreas verdes e pinturas de meio-fios.

Além disso, mais ações realizadas pelo Praça Viva foram entregues nesta terça-feira (23). Foi o caso da área de lazer e esportes junto ao Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, com a construção de pista de skate e meia quadra de basquete. Bem como outras seis obras, sendo elas a reforma de três decks, na Lagoinha, na Cacheira do Bom Jesus e na Joaquina; a construção de passarela ambiental na Rua das Gaivotas e a construção do acesso com acessibilidade em deck na Rua Deputado Olice Caldas, nos Ingleses, e a construção de trapiche no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Cabe destacar que, desde que foi lançado, em abril de 2019, o Programa Praça Viva, já executou a reforma e revitalização de 140 espaços públicos municipais, entre praças, parques infantis, quadras de esportes e academias de ginástica de todas as regiões da cidade. E outros três encontram-se em revitalização. Especificamente quanto a pistas de skate, já foram construídas cinco, e outras seis estão sendo planejadas.

(PMF, 23/03/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *