Ainda teremos um longo caminho pela frente, afirma Gean Loureiro sobre pandemia em Florianópolis
29/03/2021
Empresa de tecnologia e prefeitura de Florianópolis fecham parceria para auxiliar na vacinação de idosos contra a Covid-19
29/03/2021

O Movimento ODS Santa Catarina esteve reunido com 275 signatários em sua Assembleia Geral Ordinária, no dia 24 de março. Pelo segundo ano consecutivo o evento é realizado de forma online, devido a pandemia do novo coronavírus. A Associação FloripAmanhã é uma das entidades signatárias do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2020 e este ano teve sua primeira renovação do Selo “Somos ODS”.

Liderada pelo Coordenador Geral Gilson Zimmermann, juntamente com Regina May, responsável pelo apoio à gestão do Movimento, durante a assembleia foi apresentado um balanço das atividades realizadas em 2020, além da prestação de contas da gestão financeira. O momento também serviu para apresentar as empresas apoiadoras oficiais do Movimento, hoje são 17 organizações que investem para que o Movimento ODS Santa Catarina promova ações que ajudem a tornar os ODS uma prática na vida das pessoas e das organizações catarinenses.

Atualmente, o Movimento conta com 736 signatários, um aumento de 54% em relação ao ano de 2019. “Ficamos animados com este crescimento, porém queremos ir além e ampliar o número de pessoas engajadas com os ODS em Santa Catarina”, defende Zimmermann. Além do crescimento do número de signatários, houve também uma ampliação dos Comitês locais. Hoje são 13 comitês espalhados nas diferentes regiões de Santa Catarina, presentes em 68 municípios.

ODS mais impactados

Durante a Assembleia, também foi apresentada uma prévia dos dados gerados por meio do Relatório de Ações 2020, entregues pelos signatários em março em 2021. Durante 2020, as ações que foram realizadas pelos signatários impactaram em maior número os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3 – que trata da saúde e do bem-estar, do ODS 4 – Educação de Qualidade Para TODOS e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. O relatório de atividades 2020, com mais detalhes e dados sobre a atuação do Movimento e seus signatários, estará disponível no site do Movimento ODS SC até o final de abril. Os signatários que ainda não encaminharam o relatório ainda podem enviar as suas informações neste link.

Atuação em 2021

Em 2021, o Movimento pretende atuar com as suas diretrizes alicerçadas nos seguintes verbos:

Engajar – Continuar a melhorar o engajamento dos signatários nas ações e informações

Fortalecer – Continuar a fortalecer o Movimento e os Comitês Locais

Aparecer – Aumentar a visibilidade, mostrar o Movimento para o mundo

Ampliar – Comitês e cidades, alcançar mais catarinenses, levar o Movimento para mais espaços

E de forma transversal, buscar atuar com os seguintes verbos: Mensurar – Integrar – Renovar – Avançar – Articular.

Calendário de ações e eventos

Para o ano de 2021, o Movimento ODS Santa Catarina pretende realizar as seguintes ações:

Março – Eleições e Assembleia Geral Ordinária;

Abril – Reformulação do grupo estratégico ODS Think Tank e reunião com os novos coordenadores dos Comitês Locais;

Maio –  ODS em Pauta – Ação que tem como objetivo promover capacitação e troca de conhecimento em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de oficinas, webinarios e workshops;

Junho|Julho|Agosto – Série de Webinars com especialistas;

Setembro – Campanha de Setembro e Semana ODS na Prática;

Novembro – Fórum ODS 2021 e Prêmio ODS SC.

Formalização do Movimento ODS SC

Um dos assuntos abordados na Assembleia foi a proposta de formalização do Movimento. Atualmente, o Movimento não possui personalidade jurídica e a ideia é avançar com a criação de um CNPJ próprio. “Estamos avaliando os prós e contras e estamos abertos ao dialogo com os nossos signatários para tomar esta decisão. Porém acreditamos que a formalização permitirá que o Movimento cresça ainda mais”, defende Zimmermann.

(Com informações do Movimento ODS SC)



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *