Barcos voltam a fazer o transporte para a Costa da Lagoa, em Florianópolis
10/03/2021
Vacina tríplice viral da UFSC tem bons resultados e possibilidade real de uso, diz Gean
10/03/2021

Observatório Móvel da Udesc Ceart produz segunda edição do Jornal do Itacorubi

O Projeto de Extensão Mídias Táticas, através do grupo de pesquisa Observatório Móvel, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou a segunda edição do Jornal do Itacorubi em dezembro do ano passado. Distribuído gratuitamente, o jornal pode ser adquirido no comércio do bairro Itacorubi, em Florianópolis, ou no site do grupo de pesquisa.

Em 2018, foi publicado o primeiro jornal, também para o Itacorubi. No ano seguinte, o projeto publicou duas edições do Jornal do Zinga, no bairro Ingleses de Florianópolis, desenvolvidas através de pesquisa bibliográfica, documental e, principalmente, de campo, coletando informações com moradores, passantes e visitando comércios.

Em 2020, mesmo com a pandemia da covid-19, a segunda edição do Jornal do Itacorubi foi produzida. Realizando poucas pesquisas de campo, os alunos coletaram informações com os moradores pelos meios virtuais. “Foi um desafio para a gente, porque a nossa metodologia de trabalho sempre foi ir de encontro com a população, com as pessoas que moram ali, até para entender melhor a dinâmica do bairro”, reflete a professora Nara Milioli, coordenadora do Observatório Móvel. Além disso, devido ao curto tempo disponível para a produção, esse jornal tem um tamanho menor do que as outras edições.

Sobre o Observatório Móvel

Criado em 2015, o grupo de pesquisa Observatório Móvel investiga e analisa o uso do espaço público, e como é possível agir e intervir na cidade por meio da prática artística. Dentro do grupo, existem duas linhas de pesquisa: Resselvagização, que observa a cidade a partir de questões ambientais; e Mídias Táticas, que investiga como difundir a arte por meios populares de comunicação. A partir desta linha de pesquisa surgiu o Projeto de Extensão Mídias Táticas.

Dentre outras atividades, o projeto desenvolve jornais de bairro para veicular informações que, geralmente, não são transmitidas pela mídia convencional. Em oposição à “pressa” da mídia tradicional, esses jornais de bairro não seguem a periodicidade usual dos grandes veículos de comunicação, e reúnem informações de um ano de pesquisa. Segundo o Observatório Móvel, o objetivo é atingir um público mais amplo, “e assim efetivar o propósito da extensão universitária: promover trocas entre a universidade e a comunidade”.

(UDESC, 09/03/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *