Live relembra causos e histórias do Mercado Público de Florianópolis
03/03/2021
Audiência pública vai discutir projeto de criação de recifes artificiais no litoral
04/03/2021

O isopor é 100% reciclável – Ruas do Centro ganham pontos de coleta exclusivos para o material

Os 10 pontos distribuídos pela cidade (Divulgação Comcap)

Durante muitos anos convivemos com o mito de que o isopor não era reciclável. Ledo engano!

Revendido por R$ 1,00 o quilo, o material, composto principalmente de plástico, é totalmente reaproveitável.
Mas, segundo pesquisa da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), somente 7% da população brasileira sabe disso.

Assim, para incentivar e facilitar a reciclagem estão sendo instalados pontos de entrega nas ruas da cidade.
No Centro já existem em três locais: na Avenida Hercílio Luz, no Largo São Sebastião (Praça dos Namorados) e no Mirante da Beira Mar (nos altos da Felipe Schmidt).

A eles se somam outros sete pontos em alguns bairros da cidade: Coqueiros, Estreito, Santa Mônica, João Paulo, Parque São Jorge e Trindade. Por enquanto, é um projeto piloto: se der certo, será ampliado para as demais regiões da Capital.

Os pontos de entrega estão sendo instalados ao lado dos contentores que recebem vidros (existem 90 em todo o município).

Volume diminui 95%
O isopor será encaminhado para a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, no Itacorubi, onde o processo de aglutinação retira 95% dos espaços (formado por ar). O material é transformado num novo produto: o “pãozinho”, como costuma ser chamado. O tratamento reduz o volume e os custos de logística de transporte.

Parcerias
Para viabilizar o programa, a Prefeitura da Capital assinou um termo de parceria e cooperação técnica com o Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), de São Paulo, e com a Indústria de Molduras Santa Luzia, de Braço do Norte.

Valor agregado
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga, estimular a entrega das embalagens de isopor em cabines coletoras permite agregar qualidade e valor ao material. Com melhor separação, facilita o tratamento e o preço de venda do material pode aumentar em até três vezes.

Importante reforçar que, caso você não consiga levar o isopor até os pontos de entrega, o material pode ser descartado junto com os demais recicláveis para a coleta da Comcap.

(Floripa Centro, 03/02/2021)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *