Tragédia da Lagoa da Conceição é anunciada há anos e mobiliza entidades
08/03/2021
Prefeitura de Florianópolis começa obra de rua praça no sul da ilha
08/03/2021

Nova versão do Juro Zero Floripa visa auxiliar empreendedores durante pandemia

Nos primeiros meses da pandemia da Covid-19 foi necessário realizar o fechamento do comércio e a suspensão de serviços não essenciais no município de Florianópolis. As medidas restritivas foram tomadas – e seguem sendo, de acordo com as necessidades impostas pelo grau de contágio pelo novo coronavírus – para conter o avanço da doença na cidade.

Mesmo com a reabertura do comércio e dos serviços, o “novo normal” ainda está longe de ser o ideal, e a crise econômica causada pela pandemia continua impactando a vida de empresários e funcionários do comércio da capital.

Minimizar os danos causados pela crise tem sido uma preocupação constante da
Prefeitura de Florianópolis e de entidades de classe, e uma das principais ações em prol da retomada do crescimento foi a reformulação do Programa Juro Zero.

Criado em 2017, o Juro Zero Floripa é um programa de fomento ao empreendedorismo, que visa estimular a formalização e a capacitação de empresários e trabalhadores do comércio, e promover o associativismo e o desenvolvimento da economia do município. Durante a pandemia, o Programa recebeu novas regras, a fim de ampliar o acesso ao crédito e desburocratizar o crescimento e a retomada dos negócios, passando a se chamar Juro Zero Floripa Especial.

— Ainda em abril do ano passado, quando percebemos que a pandemia seria duradoura, propomos uma adaptação do Programa Juro Zero para que o empreendedor tivesse condições de tomar o crédito com alguma carência, com mais facilidades e menos burocracia. Acredito que tivemos êxito, pois o Programa conseguiu manter a operação mínima de muitos microempreendedores e deu um fôlego extra para atravessarem o momento de crise. Muitas empresas tomaram crédito, por exemplo, para quitar o plano de saúde dos funcionários, e com isso preservaram empregos importantes na cidade — relata Juliano Richter Pires, secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Desde a adoção das novas regras de flexibilização, já foram realizados 1.235 contratos, e o total de dinheiro emprestado já superou R$ 4.100.000,00. Essa movimentação vem ajudando na geração de emprego e renda no município.

Maior valor oferecido e mais prazo para quitar o empréstimo são as principais mudanças do Juro Zero Floripa Especial

Na nova versão, o valor disponibilizado para empréstimo a microempreendedores individuais (MEIs) passou de dois para três mil reais, e podem ser feitas até três operações de tomada de crédito por CNPJ. Para as microempresas, o valor máximo é de cinco mil reais, e até duas tomadas de crédito. O prazo para pagamento também foi ampliado. Hoje, MEIs e microempresários têm até 12 meses para quitarem a dívida – o pagamento segue sendo feito em parcelas mensais.

O prazo de carência para o pagamento da primeira parcela é de 90 dias, e é a Prefeitura de Florianópolis quem arca com os juros que recaem sobre esses dias. A Prefeitura também paga os juros das parcelas, quando estas forem pagas no prazo. Isto é, os empresários que mantiverem o compromisso em dia não pagam nenhum juro referente ao empréstimo.

Mesmo quem já solicitou crédito pelo Juro Zero tem direito à novo pedido de empréstimo

O crédito disponibilizado para o Juro Zero Floripa Especial pode ser solicitado por microempreendedores individuais e microempresários com empresa em Florianópolis, inclusive aqueles que já utilizaram o Programa anteriormente – mesmo que ainda não tenham quitado as parcelas anteriores (desde que o pagamento esteja em dia). Não sendo mais necessário ter ao menos um funcionário registrado nem comprovar associação à nenhuma entidade de classe.

As empresas e MEIs com operações ativas pelo Programa anterior podem, ainda, refinanciar o saldo devedor sem perderem o benefício do subsídio dos juros, pagos pela Prefeitura.

Solicitação pode ser feita on-line, via site ou WhatsApp

O Banco do Empreendedor foi a instituição que venceu a chamada pública e que está operando, juntamente com a Prefeitura de Florianópolis e com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

Em função da pandemia e da necessidade de se manter o distanciamento e o isolamento social, a instituição disponibiliza canais para a solicitação do crédito via internet.

Os pedidos de crédito do Programa Juro Zero Floripa Especial podem ser feitos no site do Banco do Empreendedor ou pela ferramenta ZapCredi. Toda a operação é feita sem burocracia, de forma rápida e segura. 

— O cliente pode preencher todas as informações usando o ZapCredi. Utilizando essa ferramenta, é possível enviar um vídeo, mostrando os equipamentos e instalações da empresa e, por áudio, pode justificar a necessidade do crédito. Esse material é enviado às nossas unidades de análise de crédito, e avaliado por agentes especializados, que entrarão em contato com o cliente e farão a complementação necessária — explica Luiz Carlos Floriani, diretor superintendente do Banco do Empreendedor.

Para solicitar o crédito do Programa Juro Zero Floripa Especial, basta acessar o site do Banco do Empreendedor: www.bancodoempreendedor.org.br e preencher as informações no destaque JURO ZERO FLORIPA ESPECIAL ou acessar o ZapCredi, clicando aqui.

Solicite o crédito Programa Juro Zero Floripa Especial.

(NSC, 04/03/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *