No coração do Mercado Público: relógio raro faz parte da história de Florianópolis
25/03/2021
Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Econômico da Grande Florianópolis é apresentado na plenária regional da Facisc
25/03/2021

Medida emergencial – Muro de pedras busca evitar o avanço do mar sobre o Forte Santana, na Beira Mar Norte

O constante embate da maré na muralha do entorno do Forte Santana, embaixo da Ponte Hercílio Luz, obrigou os restauradores da edificação histórica a providenciarem uma solução emergencial.

Para isso, foi construído um muro de pedras ao longo dos 50 metros da praia, na frente da fortaleza, construída em 1761.

“O enrocamento tem 1,4 metro de altura, sendo que 40 centímetros ficam enterrados para dar maior sustentação ao muro”, explica a arquiteta Thuanny Aparecida de Souza, responsável pela reforma do Forte Santana.

A construção da defesa de pedras se tornou necessária para evitar o avanço do mar em acontecimentos meteorológicos extraordinários, como ressacas.

Reforma concluída até julho
Construído pelos portugueses para proteger a Ilha, a fortificação está sendo totalmente revitalizada.
A previsão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é concluir a obra até julho.

Uma concha acústica permitirá apresentações musicais e teatrais, com o mar da Baía Norte como fundo.
Também haverá uma cafeteria-lanchonete-bar, bicicletário e uma iluminação cênica especialmente preparada para valorizar a fortaleza, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.

A restauração, que custará R$ 1,8 milhão, está avançada: o telhado já foi totalmente substituído e as paredes e o piso, revitalizados. As danificadas estruturas de madeira que sustentam os canhões também serão substituídas.

(Portal Floripa Centro, 22/03/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *