Coleta de verdes atende quatro bairros nesta semana em Florianópolis
15/03/2021
Justiça determina providências sobre o desastre ambiental da Lagoa
15/03/2021

Implantação do SES Saco Grande/João Paulo contempla ações de preservação da flora

Foto: Acervo CASAN

Desenvolvido com autorização e licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA), o programa de resgate e transporte de epífitas, como bromélias e orquídeas, tem o objetivo de conservar a flora existente no local em que será ampliada e modernizada a Estação de Tratamento de Esgotos, às margens da SC-401.

As espécies foram coletadas em árvores e arbustos que passaram por inventário florestal e tiveram corte autorizado pelo IMA.

As epífitas, plantas que se fixam ao caule ou galhos de arbustos ou árvores para obter uma posição privilegiada de acesso à luminosidade, possuem grande importância ambiental, sendo essenciais para o fornecimento de alimento e água para microfauna e animais que vivem nas partes altas das vegetações.

Cerca de 200 exemplares já foram realocados para a área do terreno onde a vegetação será mantida. As plantas são amarradas com sisal ou dispostas entre troncos e galhos em posição semelhante à que estavam antes da ação de resgate. Essa localização está relacionada à altura do solo e à quantidade de luminosidade que recebiam.

O trabalho é realizado por engenheiros ambientais contratados pela empresa Itajuí, vencedora da licitação para execução das obras de ampliação do sistema. O programa ambiental do empreendimento prevê um amplo conjunto de ações, entre elas a preservação de áreas de vegetação nativa em Unidade de Conservação Estadual, a ser definida em conjunto entre IMA e CASAN.

As ações de compensação estão definidas no processo de licenciamento ambiental, que originou a Licença Ambiental de Instalação (LAI) n.º 2.366/2019 e Autorizações de Corte de Vegetação AUC n.º 173/2019 e n.º 174/2019.

As obras têm investimento de R$ 103,7 milhões e fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina, financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A ampliação e a modernização da Estação, com tratamento Terciário, vão permitir também a operacionalização de 12 quilômetros de redes coletoras já existentes em Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.

(Casan, 12/03/2021)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *